Podpsi: uma nova forma de escutar a Psicologia

Você lê notícias, vê fotos, assiste a vídeos do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). A maneira como acessamos as informações atualmente é muito ligada ao elemento visual. A partir de hoje, nós temos um convite para fazer a você: que tal escutar a Psicologia?

Essa é a proposta do Podpsi, o podcast do CRP-PR. E o primeiro programa foi produzido pelo Psicólogo Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), pesquisador que está conduzindo a pesquisa “Cartografia da RAPS no Paraná”. “Queremos fazer um apelo para a escuta, que faz parte do fazer psicológico. É preciso também dar espaço para os vazios, para o ruído, para a imaginação”, explica o autor e idealizador do projeto Podpsi.  

A pesquisa feita por Altieres, como o próprio nome indica, segue a metodologia da cartografia, em que o pesquisador vai coletando informações sem um roteiro pré-definido: “vamos identificando pistas que nos indicam o melhor caminho a seguir. Estas pistas podem surgir de conversas com profissionais ou usuários, por exemplo”.

Os podcasts vão servir para contar um pouco do que Altieres encontra em suas pesquisas e viagens por diversas cidades – até agora foram cerca de dez, mas no total serão por volta de 40. A cartografia é feita com trocas, explica. “O cartógrafo é afetado por determinadas questões, existe uma autoria, uma sensibilidade”, diz. E esta troca é possibilitada em partes por uma pesquisa que está disponível em nosso site (clique aqui), cujas respostas – que podem ser anônimas – vão ajudar a construir os resultados desta investigação.

Em meados do ano, quando terminar de “dar forma a um punhado de coisas”, como diz, Altieres ainda vai disponibilizar um relatório final com as principais percepções sobre a Rede de Atenção Psicossocial no Paraná.

* O programa foi gravado em janeiro de 2019, antes da discussão em torno da Nota Técnica nº 11/2019 divulgada pelo Ministério da Saúde. O segundo programa abordará a temática das alterações na Política de Saúde Mental.

O podcast está disponível na plataforma SoundCloud (www.soundcloud.com/podpsiraps) e também no Youtube (ver abaixo). 

Rolar para cima