Pesquisar
Close this search box.

Notícia

Planejamento Estratégico é realizado pelo CRP-PR

Nos dias 17, 18 e 19 de março, o CRP-PR realizou o seu Planejamento Estratégico para estabelecer as metas da gestão para o triênio 2022-2025. O evento aconteceu na sede do Conselho, em Curitiba, e reuniu cerca de 70 participantes, dentre pessoas conselheiras, colaboradoras e funcionárias da autarquia.

Um dos destaques do encontro foi a palestra de abertura, “Pacto narcísico da branquitude paranaense: interseções da Psicologia preta e indígena para a transformação social”, ministrada pela psicóloga Maria de Jesus Moura (CRP-02/04617) e pelo ativista indígena Kretã Kaingang. A exposição, embasada numa Psicologia antirracista, deu o tom do planejamento, ao afirmar o posicionamento da gestão em defesa dos direitos humanos das pessoas negras e das populações indígenas.

Os debates que se seguiram foram organizados em quatro grupos temáticos: direitos humanos, ambientais e questões étnico-raciais; exercício profissional da Psicologia; processos internos do CRP-PR; e interlocução com a categoria e com a sociedade. Todas as atividades do evento foram acompanhadas sob a supervisão de Jesus Moura, que atuou como consultora, assessorando os grupos, mediando as reflexões e a construção dos materiais. O evento promoveu, ainda, a troca de expectativas mútuas entre plenário e corpo funcional do CRP-PR acerca dos trabalhos que serão executados pela instituição num futuro próximo.

Ao longo das atividades, participantes se integraram em manifestações artísticas executadas por pessoas convidadas, como a indígena Angela Kaingang, que resgatou a ancestralidade de povos originários, e performance musical e leitura de poesia por integrantes do plenário.

A construção do Planejamento Estratégico é fomentada por uma série de reuniões prévias das diversas comissões do CRP-PR – gestoras, permanentes, temáticas e setoriais -, a fim de apresentar e examinar contextos e identificar suas dificuldades. É somente a partir desses encontros iniciais, objetivos e metas gerais estabelecidos, que ele acontece. 

Após essa etapa de análise e definição de panoramas, o Planejamento Estratégico dá lugar ao Plano de Ações – que deve ocorrer em breve -, definindo as prioridades do Conselho ao longo dos próximos anos e colocando em prática o diálogo e o envolvimento de todos os seus departamentos, comissões e frentes de atuação.

Na avaliação da conselheira secretária do CRP-PR, Fernanda Costa Peixoto Primo (CRP-08/12328), o Planejamento Estratégico foi “um momento rico, de construção coletiva, marcado pelo compromisso com uma Psicologia ética, transformadora e posicionada na perspectiva antirracista”.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.