A participação de Comissões Temáticas, Comissões Permanentes e demais profissionais da Psicologia em Reuniões Plenárias presenciais mais que triplicou entre o primeiro e o terceiro trimestres de 2024, segundo dados do setor de eventos do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). Além do maior número de pessoas, a participação se destaca pela diversidade, incluindo pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, com deficiência, entre outros grupos representativos.
As Reuniões Plenárias são encontros abertos à participação da categoria e demais pessoas interessadas em que se discutem temas afetos à profissão, tais como a revisão de normativas, a deliberação de posicionamentos institucionais e definição de ações a serem realizadas em prol da Psicologia. A participação da categoria é, portanto, muito importante para a construção coletiva do futuro da profissão, ampliando a diversidade das pautas e fortalecendo a democracia.
As ações horizontais implementadas pela diretoria, especialmente no segundo semestre do ano, são apontadas como importantes contribuições para o resultado positivo, na avaliação da conselheira secretária Pamela Cristina Salles da Silva (CRP-08/20935). “A gestão tem dado mais autonomia e suporte às Comissões, criando um ambiente mais participativo e colaborativo”, a conselheira comenta.
Profissionais de grupos diversos participam das reuniões plenárias, representando pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, com deficiência, entre outras populações
O corpo técnico da instituição também recebeu ajustes para aprimorar o acompanhamento das Comissões Temáticas e Setoriais. Cada setor conta, agora, com uma pessoa funcionária, gerando um impacto direto na qualidade da gestão que se reflete no aumento contínuo e significativo da participação ao longo do ano. “A coordenação das Comissões Gestoras foi desafogada, permitindo maior foco em articulações mais amplas pelo Estado, o que se reflete nos dados”, avalia Pamela Salles.
Além disso, nesse período foi adicionada a prática de consulta ampla às Comissões e ao Plenário para criação das ações do Conselho, via formulários específicos. Essa abordagem se destaca como uma estratégia que reforça o compromisso da gestão em promover uma maior participação coletiva nas decisões do CRP-PR.
A conselheira secretária enfatiza que a utilização de formulários específicos não só facilita a coleta de sugestões e opiniões de forma mais democrática, mas também contribui para a criação de ações mais integradas e representativas das diversas vozes dentro da gestão do CRP-PR. “Esse modelo de consulta amplia a inclusão e garante que as decisões sejam mais fundamentadas nas reais necessidades e preocupações das Comissões e de profissionais da Psicologia, o que contribuiu para o crescimento contínuo da participação ao longo do último trimestre.”
A conselheira secretária complementa que o CRP-PR é uma autarquia que prima pela qualidade da atuação profissional e valorização da categoria, e que a ampla participação de profissionais de Psicologia é imprescindível. “Lembramos que as instâncias consultivas dos Pré-Corespis estão ocorrendo, além da possibilidade de integrar as diversas comissões e participar das plenárias, que são sempre divulgadas com antecedência em nossos site, redes sociais e por e-mail para a categoria. Esperamos que cada vez mais profissionais venham participar da construção da Psicologia!! Afinal, o CRP-PR é feito por nós e para nós!”
Saiba mais sobre o 12º Congresso Regional da Psicologia (Corepsi) e Pré-Corepsis: https://crppr.org.br/12-corepsi-e-12-cnp/
Saiba como participar das Comissões Temáticas: https://crppr.org.br/comissoes/
Confira o calendário das Reuniões Plenárias: https://crppr.org.br/calendario-de-plenarias/