Notícia

Orientadoras fiscais do CRP-PR participam de encontro do CREAS

Duas orientadoras fiscais do Conselho Regional de Psicologia do Paraná participaram nesta quinta-feira (17) do 7º Encontro das Equipes Técnicas dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social e da Proteção Social Especial com o Escritório Regional de Curitiba. Bruna Cristina de Oliveira Danziger e Michele Gabardo Machado estiveram no evento representando o CRP-PR, cumprindo o objetivo de capacitação contínua para os membros da Comissão de Orientação e Fiscalização.

O evento, que contou com a presença de Psicólogas(os) e Assistentes Sociais de diversos municípios do Paraná, foi um espaço para trocas de experiências e discussões acerca de temas importantes que envolvem o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

A partir da fala do consultor e assessor em Políticas Públicas, Uilson José Gonçalvez Araujo (CRESS 6862), o público pode debater questões como as funções do CREAS, formas de fazer um atendimento adequado, além de analisar casos e comentar sobre a realidade de cada serviço. “O sujeito que eu atendo é singular. Será que eu consigo ver esta singularidade?”, questionou Uilson, que falou ainda sobre a importância de se considerar o contexto e a família nos quais o usuário está inserido.

O consultor falou ainda sobre algumas dificuldades que ele percebe ao percorrer os CREAS do Paraná: atendimento apenas em horário comercial, equipes desarticuladas e que repetem ações, poucos atendimentos a públicos como LGBT, prática de um equipamento indicar para outro sem antes analisar a demanda, etc. “O trabalho muitas vezes é feito no automático. As pessoas esquecem o arcabouço da Psicologia e da Assistência Social”, disse, salientando a importância de o trabalhador estar sempre atualizado, nunca deixando de estudar. “Quem deixa de estudar perde o trem, e depois é difícil de alcançá-lo”.

Rolar para cima