Olhar (e agir) em prol do cinema e da cultura

Em tempos nos quais recursos para a arte e cultura estão cada vez mais escassos e se tornam ainda mais minguados para algumas temáticas, como a defesa dos Direitos Humanos, o financiamento coletivo tem sido uma das principais formas de viabilizar iniciativas culturais. Esse é o caso do tradicional festival Olhar de Cinema, que irá realizar em 2020 a sua 9ª edição entre os dias 3 e 11 de junho em Curitiba.

 

Para ajudar a viabilizar a mostra, que exibe filmes inéditos no Brasil e de produção independente e tem ingressos a valores populares, Psicólogas(os) que desejarem podem contribuir com parte do Imposto de Renda de pessoa física, que é redirecionado via Lei de Incentivo à Cultura.

Como doar

Quem faz declaração completa de seu I.R. poderá transformar até 6% do seu imposto devido em apoio ao festival. O benefício fiscal serve tanto para quem tem imposto a pagar ou a receber.

 

No site destinado à arrecadação para o Festival é possível realizar a simulação de qual o valor que deve ser doado utilizando a Lei de Incentivo. O próprio sistema já emite a declaração referente à doação, para fins de comprovação junto à Receita Federal.  Para saber mais acesse www.impostoderenda.olhardecinema.com.br

 

É importante destacar que, para que a doação possa ser deduzida na declaração do Imposto de Renda referente à 2019, é preciso realiza-la até o dia 30 de dezembro.

CRP-PR e Olhar de Cinema

Compreendendo que o cinema tem a possibilidade de trazer à tona debates, oferecer reflexões e suscitar sentimentos nas pessoas, se configurando como espaço no qual pode se articular à Psicologia, o CRP-PR será novamente parceiro do Festival Olhar de Cinema.

 

No próximo ano a parceria será ampliada. Durante o evento a instituição participará de debates abertos sobre os filmes, sempre ressaltando a importância da Psicologia para a sociedade e orientando sobre o atendimento ético e adequado aos usuários dos serviços em diversos contextos nos quais atua a profissão. Além disto, Psicólogas(os) terão 50% de desconto nos ingressos para os filmes do Festival e poderão também contribuir para os debates nas diversas mostras que o compõe.

Conheça algumas iniciativas do Olhar de Cinema

· Democratizando o acesso – a cada edição, o festival convida crianças e adolescentes da rede pública de ensino para viver a magia de assistir um filme na telona e conversar com cineastas. Além disto, também distribui ingressos para pessoas de baixa renda e idosas(os) em situação de vulnerabilidade.

· Sessão com Acessibilidade – Diversas sessões do festival com Libras e Audiodescrição

· Seminário – Conversas gratuitas sobre o universo do cinema;

· Cinema Experimental – apoio às novas experiências cinematográficas por meio da mostra Novos Olhares.