Notícia

NUPSIM realiza evento para debater o trabalho com refugiados, migrantes e apátridas

O Núcleo de Psicologia e Migrações (NUPSIM) promoveu, no último sábado (19), o primeiro Dialogando com Psicólogas(os) e sociedade sobre refugiados, migrantes e apátridas. O evento faz parte da agenda proposta pelo grupo para promover a divulgação dos debates sobre o tema.

O encontro foi conduzido pela Psicóloga Mariana Bassoi Duarte da Silva (CRP-08/10730), pelo Psicólogo Douglas Marques de Oliveira (CRP-08/19792) – que trabalham na CASLA (Casa Latino-Americana) e no Cáritas, respectivamente – e por Ana Inês Souza, socióloga. O grupo assistiu ao filme Uma boa mentira (2015), que retrata a história de vida de um grupo de garotos sudaneses sobreviventes de um ataque da guerra civil e que recebem refúgio nos Estados Unidos.

Mariana Bassoi Duarte ajudou a conduzir as discussões 

Depois do filme, os presentes conversaram a respeito das lições passadas pela história – como a importância de respeitar a cultura de origem da pessoa e de conhecer mais sobre suas vidas –, trocaram experiências profissionais e ouviram o relato de um migrante haitiano presente no evento, que é formado em Psicologia e veio ao Brasil cursar o mestrado.

O encontro contou com a participação de Psicólogas(os), assistentes sociais, estudantes e de um migrante haitiano que contou sua história 

Douglas Marques também contribuiu com o debate

O próximo Dialogando acontece no dia 03 de outubro, a partir das 9h30, na sede Curitiba do CRP-PR (Av. São José, 699, Cristo Rei). O encontro é gratuito e não é necessário realizar inscrição. 

Rolar para cima