Notícia

NUPSIM promove evento sobre tráfico de pessoas

No próximo dia 03 de setembro, às 9h30, o Núcleo de Psicologia e Migrações promove mais um encontro em Curitiba, desta vez com o tema “Tráfico de Pessoas”. O evento, que acontece na sede  do CRP-PR (Av. São José, 699, Cristo Rei), é aberto para toda a sociedade e não é preciso fazer inscrição prévia.

A assessoria estará a cargo de Silvia Cristina Xavier, Advogada, Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Paraná, Departamento de Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Justiça, trabalho e Direitos Humanos do Paraná e  Cláudia da Silva Ribeiro, Psicóloga, com Residência Técnica em Gestão Pública e Direitos Humanos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e no Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná.

 

Mais informações pelo e-mail comissoes08@crppr.org.br.

 

Sobre tráfico de pessoas

O tráfico de pessoas é um problema de grande magnitude e que tem despertado cada vez mais atenção. De fato, essa é uma das atividades ilegais que mais produzem dividendos: segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), as atividades criminosas ligadas ao tráfico de pessoas perdem em lucro apenas para o tráfico de drogas e de armas e movimentam algo como 32 bilhões de dólares por ano.

Versão contemporânea de escravidão, o tráfico de pessoas é uma das formas mais odiosas de desumanização, pois submete suas vítimas à mercancia, transformando em coisa quem deve ser tratado como gente. As razões desse ilícito são muitas: pode se dar para fins de trabalho escravo, de exploração sexual, de casamento servil, para remoção de órgãos, enfim, há uma infinidade de destinos nefastos desenhados para as vítimas. Ao final de todas elas, enriquecem-se redes nacionais e internacionais de exploração de mão de obra escrava, de prostituição, grupos vinculados ao turismo sexual e até mesmo a remoção e comercialização de órgãos.

Fonte: http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3133&tit=Sobre-trafico-de-pessoas–

Rolar para cima