No próximo sábado (05), acontece mais uma edição do Dialogando com Psicólogas(os) e sociedade sobre refugiados, migrantes e apátridas. O evento, promovido pelo Núcleo de Psicologia e Migrações (NUPSIM), tem por objetivo reunir, em uma roda de conversa, profissionais e estudantes para dialogar e apresentar as frentes de trabalho aos interessados que desejam se voluntariar para auxiliar o núcleo.
A troca de experiências e o diálogo são essenciais para a construção de uma sociedade que acolhe e compreende as implicações dos migrantes em nosso país. Por isso, não deixe de participar!
Dia do Imigrante
O Dialogando acontece na semana em que se comemora o Dia do Imigrante. A data de 01 de dezembro foi instituída em 1957 por representar o início do calendário do advento, que significa, na tradição da Igreja Católica, “a vinda, chegada”. O Dia do Imigrante também é comemorado no dia 25 de junho, por ser o encerramento da Semana da Imigração Japonesa.
Imigrar significa entrar em um país que não é seu de origem para viver ali ou passar um período da sua vida. A imigração é e foi de grande importância para o Brasil, principalmente para a criação da própria identidade do país. Muitos povos saíram de seus países e se fixaram no território brasileiro, ajudando, desta forma,na construção de um país multicultural que influenciou diretamente na nossa língua, arquitetura, agricultura, música, culinária, economia e inúmeras outras áreas. O Brasil é um país de emigrantes, imigrantes e migrantes. Todo o povo brasileiro carrega um pouco da história da imigração em seu DNA e isso é fundamental para o progresso de um país que é conhecido por ser solidário e acolhedor.
Serviço
Dialogando com Psicólogas(os) e sociedade sobre refugiados, migrantes e apátridas
Local: Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR)
Data e hora: 05 de dezembro às 9h30