Notícia

Novo canal de agendamento virtual, COREP 2022, Novas resoluções do CFP: Confira agora as notícias de janeiro

Aqui você encontra um resumo das principais notícias do CRP-PR de janeiro enviadas pela newsletter. As(os) inscritas(os) recebem novidades, convites e atualizações do CRP-PR em seus e-mails.

Lançado novo canal de agendamento de atendimentos por vídeo ou telechamada

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) inaugurou no dia 24 de janeiro um novo canal de agendamento de atendimento à categoria em tempo real por vídeo ou telechamada. O sistema já está disponibilizado no nosso site para as (os) profissionais que necessitarem de atendimento da secretaria, departamento financeiro ou da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF).

A medida permite ampliar de forma mais organizada os atendimentos, melhorando as respostas para as solicitações, enquanto zela pela saúde das equipes do Conselho e da categoria.

Para acessar a página de agendamento e outras informações sobre o atendimento virtual clique aqui

Aumento de casos do Covid-19: Veja como ficam os atendimentos do CRP-PR à categoria

Com o retorno do aumento dos casos de Covid-19, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR) vem tomando as medidas necessárias de segurança para as equipes e sociedade. No dia 06 de janeiro havia sido implementado o retorno do regime de trabalho híbrido, no entanto, o acréscimo no quadro dos casos levaram ao adiamento do retorno presencial, o qual deverá ser feito em breve a depender da evolução do quadro sanitário nas próximas semanas. 

Atualmente, todos os serviços para Pessoas Física e Jurídica, bem como de emissão de segunda via de boletos, estão disponíveis de forma online e podem ser acessados de forma rápida e prática pela categoria de Psicólogas(os).

Saiba mais sobre como ficam os atendimentos para as(os) profissionais da categoria aqui.

Publicações

Revista Contato

A capa da edição de janeiro/fevereiro da Revista Contato traz informações e reflexões sobre a população Queer. A revista aborda ainda temas como a democracia a partir do prisma da Psicologia Social; críticas imprescindíveis ao conceito de Alienação Parental; e uma análise a partir da Psicologia Escolar sobre impactos do controverso projeto “Escola Sem Partido” nas práticas docentes.

Leia aqui a edição de janeiro/fevereiro da Revista Contato

CadernoS de PsicologiaS

Com o tema “Apostando no conhecimento: na trilha do diverso!”, a revista conta com 27 textos divididos em quatro categorias: inquietações teóricas, relatos de experiência, estilhaços e Cadernos Técnicos do CRP-PR. 

A versão online da segunda edição da Revista CadernoS de PsicologiaS já está disponível para leitura

COREP 2022: Definidas as propostas e os delegados para o 11° Congresso Regional da Psicologia do Paraná (COREP-PR)

No dia 25 de janeiro, foi fechado a etapa de encontros preparatórios para o  11° Congresso Regional da Psicologia do Paraná (COREP-PR). Com a realização de 11 Pré-Coreps de forma virtual, Psicólogas(os) e estudantes de todas as regiões do Estado ajudaram no debate e na apresentação de propostas a serem discutidas em nível estadual.

Foram coletadas 216 propostas aprovadas que serão serão postas para debate e aprovação ao Conselho Nacional de Psicologia (CNP) –  a ser realizado entre 2 e 5 de junho de 2022 -, contará com 73 delegadas(os) eleitas(os) para representarem a categoria no 11º COREP.

Confira mais sobre o COREP 2022 neste link

Datas celebradas

21 de janeiro 

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

No dia 21 de janeiro, promove-se no Brasil o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Essa data, criada em 2007, provém do tardio reconhecimento do Estado brasileiro em relação às violações da liberdade de crença no país e da necessidade de afirmar o direito das cidadãs e cidadãos brasileiras(os) à liberdade de consciência e de crença.

O Código de Ética Profissional da Psicologia (CEPP) faz várias referências à questão da liberdade religiosa desde os seus Princípios Fundamentais. 

Leia o texto na íntegra do Psicólogo Flávio Voigt Komonski (CRP-08/19733), membro da Comissão de Ética do CRP-PR.

28 de janeiro 

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

28 de janeiro é a data que marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Para compreender esse contexto, é necessário revisar o passado histórico e social do país e manter o olhar sensível a situações que remontam aos séculos de exploração sob o disfarce – e justificativa – da vida moderna.  

Saiba mais sobre o debate e a situação brasileira atual no combate contra a escravidão e o trabalho análoga à escravidão.

29 de janeiro 

Dia Nacional da Visibilidade Trans

No dia 29 de janeiro, foi celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, data instituída em 2004 quando um ato nacional foi organizado para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”. Desde então, pessoas travestis e transexuais conquistaram mais direitos e avançaram em pautas como o acesso à saúde e ao mercado de trabalho – graças à intensa mobilização de alguns setores da sociedade.

Entenda mais sobre a importância da data e o posicionamento da psicologia no debate dos direitos humanos neste link.

Publicada minuta da tese redigida pelo CRP-PR sobre a Luta antimanicomial no Paraná

Em preparação para a 5ª Conferência de Saúde Mental, que acontece em Brasília nos dias 17 a 20 de maio, o CRP-PR organizou uma tese a ser apresentada, na qual sustenta o posicionamento antimanicomial, antiproibicionista e antirracista. 

Dados os desafios da Luta Antimanicomial no Paraná e em todo o país, a minuta da tese aponta os sucessivos desmontes da Reforma Psiquiátrica ao fazer um breve, porém minucioso, apanhado contextual das políticas de saúde mental do Brasil. 

A versão prévia do documento organizado pelo CRP-PR está disponível para leitura e assinatura de profissionais e entidades que lutam pelo fim das violações de direitos no âmbito das políticas de saúde mental 

Novas resoluções

No dia 26 de janeiro, foram publicadas pelo Diário Oficial da União (DOU) as Resoluções nº 01/2022 e 02/2022, que trazem novas normas regulamentadoras para psicólogas(os) que trabalham com avaliação psicológica.

Avaliação Psicológica: CFP publica resolução sobre registro e porte de armas

A Resolução nº 01/2022, regulariza procedimentos que devem ser adotados na avaliação psicológica na concessão de registro e porte de arma de fogo. A normativa requer novas condições para que a(o) profissional esteja habilitada(o) para realizar a avaliação. 

Uma das exigências é a inscrição ativa no Conselho Regional de Psicologia, o credenciamento à Polícia Federal ou outros órgãos competentes para este fim.

Saiba mais sobre a Resolução nº 01/2022 aqui

Resolução CFP nº 02/2022 regulamenta avaliação psicossocial no trabalho

A segunda resolução aprovada pelo CFP nº 02/2022, visa promover a segurança e a saúde das(os) trabalhadoras(es) e das pessoas envolvidas no processo das atividades laborativas. 

A emenda foi aprovada pela Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) em novembro de 2021 e regulamenta o trabalho da Psicóloga e do Psicólogo na realização da avaliação psicossocial, segundo as normas emitidas pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

Saiba mais sobre a Resolução nº 02/2022 aqui

Pesquisa

Quem são as(os) Psicólogas(os) paranaenses?

Participe da nossa pesquisa e indique qual a sua área de atuação e vínculo profissional. 

O preenchimento é simples e pode ser realizado em menos de dois minutos. Com as informações*, queremos que a nossa comunicação com você seja mais assertiva e direcionada ao seu interesse profissional

*Em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) 13.709/18, o sigilo das informações prestadas será resguardado; os seus dados permanecerão no âmbito do Conselho e não serão divulgados ou compartilhados.