Notícia

Nova Nota Técnica, Inauguração da sede Londrina e Defesa do Direito das Mulheres: confira agora as notícias de março

Aqui você encontra um resumo das principais notícias do CRP-PR de março enviadas pela newsletter. As(os) inscritas(os) recebem novidades, convites e atualizações do CRP-PR em seus e-mails.

Nota Técnica (NT) nº 01/2022

Publicada em março pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, a Nota Técnica (NT) nº 01/2022 orienta Psicólogas e Psicólogos sobre registro documental e prontuário nos formatos físico e eletrônico, em consonância com Resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP), com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGP) e outros documentos de referência. O documento aborda ainda questões como a gravação dos atendimentos ou serviços psicológicos prestados e os procedimentos em caso de extravio de materiais.

Para saber mais sobre a Nota Técnica acesse esse link

Por que precisamos defender os direitos das mulheres?

Sempre que uma mulher passa por adversidades, tais como sair de um relacionamento abusivo ou ser mãe solo, atribui-se o termo supostamente elogioso “mulher guerreira”. Esse termo, no entanto, está ligado à romantização das diversas vulnerabilidades pelas quais as mulheres passaram e ainda passam.

Por isso, é importante questionar: por que uma mulher precisa ser guerreira na sociedade em que vivemos?

Leia mais na página: crppr.org.br/violenciacontraamulher

Inaugurada nova sede do CRP-PR em Londrina

Inaugurada dia 26/03, a nova sede do CRP-PR em Londrina atende aos critérios legais de acessibilidade, além de estar em uma área de fácil acesso e trânsito. O novo espaço está localizado na Rua Senador Souza Naves, 626, Sala 07, Térreo, Centro, Londrina, Paraná, e o horário de atendimento ao público é de das 10h às 12h e das 13h às 16h. Além disso, a sala poderá ser usada pela categoria para eventos e reuniões, a depender da disponibilidade de agenda.

Saiba mais em: crppr.org.br

Datas celebradas

Dia-inter-da-mulher-twitter

Dia Internacional da Mulher

08 de Março

Neste mês de março, que marca o Dia Internacional da Mulher, o CRP-PR esteve presente no importante e sempre necessário debate sobre gênero. No dia 08 de março, foi publicado o texto Mulheres no pódio, que traz uma entrevista com a atleta Edinéia Roniak dos Santos, praticante de corrida de orientação, uma das mulheres que, mesmo no século XXI, desafia pensamentos sexistas e conhece o sabor da conquista pelo esporte.

Leia na íntegra a entrevista com Edinéia Roniak dos Santos, Mulheres no Pódio

Dia Internacional da Síndrome de Down 

21 de Março

O que significa inclusão?

Esta foi a pergunta lançada pela organização inglesa Down Syndrome International, e que mobilizou a maior parte das campanhas globais sobre o tema. “Pessoas com Síndrome de Down possuem direito a participar da vida social em igualdade de condições com as demais pessoas, buscando uma vida independente. Para tanto, é necessário que sejam quebradas barreiras construídas historicamente para este público”, destaca a Psicóloga Social Fernanda Costa Peixoto Primo (CRP-08/12328), coordenadora do Núcleo de Pessoas com Deficiência do CRP-PR.

Leia na íntegra o texto: O que significa inclusão? Uma reflexão para o Dia Internacional da Síndrome de Down

Outras datas celebradas

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

16  de Março

O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16 de março) é uma data importante para levantar debates sobre este fenômeno que já é realidade – como mostram diversos artigos e estudos – e traz efeitos concretos como o aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, afetando sobremaneira as populações mais vulneráveis.

Leia mais em: crppr.org.br/mudancasclimaticas

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

21 de março

Para marcar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, lembrado anualmente em 21 de março, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lança série com conteúdo inédito sobre Psicologia no Enfrentamento ao Racismo. Os conteúdos são resultado do I Seminário Nacional de Psicologia e Enfrentamento ao Racismo, realizado pela Comissão de Direitos Humanos do CFP reunindo mais de 20 convidadas(os) de expressão no cenário do antirracismo.

Acesse o link e saiba mais sobre a série “Psicologia no Enfrentamento do Racismo”: crppr.org.br/cfp-lanca-serie-sobre-psicologia-no-enfrentamento-ao-racismo/

Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos

24 de Março

O Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos, incluído no calendário brasileiro em 2018, por meio da Lei nº 13.605/18.

Nesta data, uma tríade de palavras recebe destaque: testemunho, reparação e verdade. Essas expressões devem ser observadas com atenção por Psicólogas(os). Para agregar no debate, o CRP-PR convida a Psicóloga Ana Sofia dos Santos Lima Guerra (CRP-08/27532) para falar mais sobre.

Leia na íntegra a matéria produzida para a data: crppr.org.br/dia-internacional-para-o-direito-a-verdade-para-as-vitimas-de-graves-violacoes-dos-direitos-humanos

Publicações

Revista Contato Nº 140

Por que percebemos o esfacelamento de nossos referenciais de verdade, de ciência e mesmo da lógica no contexto das relações sociais? Como a Psicologia pode se inserir nesse debate para contribuir com a superação dos efeitos provocados pela disseminação de informações falsas? O debate sobre as fake news é o destaque de capa da edição março/abril da Revista Contato, que traz ainda informações sobre as mobilizações do CRP-PR para a 5ª Conferência de Saúde Mental, um debate sobre acesso à saúde por pessoas migrantes, e muito mais.

Você pode ler a edição Nº 140 em: crppr.org.br/revista-contato

Pesquisa

Quem são as(os) Psicólogas(os) paranaenses?

Ainda é possível participar da nossa pesquisa “Quem são as(os) Psicólogas(os) paranaenses?”,  indicando qual a sua área de atuação e vínculo profissional.

O preenchimento é simples e pode ser realizado em menos de dois minutos. Com as informações*, queremos que a nossa comunicação com você seja mais assertiva e direcionada ao seu interesse profissional

*Em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) 13.709/18, o sigilo das informações prestadas será resguardado; os seus dados permanecerão no âmbito do Conselho e não serão divulgados ou compartilhados.