Notícia

As principais notícias de outubro: Articulação política pela Psicologia na educação, Fórum em defesa dos Conselhos Profissionais, edital de apoio a eventos, suspensão do Jeton e outros destaques

Articulação para derrubada do veto ao Projeto de Lei da Psicologia e Assistência Social na Educação Básica

No dia 09 de outubro, a presidência da República vetou integralmente o Projeto de Lei nº 3.688/2000, que dispõe sobre serviços de Psicologia e de Serviço Social nas Redes Públicas de Educação Básica e havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 12 de setembro. O veto tem 30 dias para ser apreciado pelas(os) parlamentares.

 

Junto a outras entidades, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) está atuando em busca da derrubada do veto a um projeto de fundamental importância para a prevenção da violência nas escolas.

 

Saiba mais das ações já realizadas e como participar dessa luta clicando neste link

Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná

 Representantes de quase 30 entidades de classe do Paraná se reuniram na sede da OAB em Curitiba para lançar oficialmente o Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná. A iniciativa, desejo antigo dos Conselhos de Classe, tomou impulso com a rejeição conjunta das entidades à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 108/2019, que retira o poder de fiscalização e altera a natureza jurídica dos Conselhos Profissionais.

 

“Combater a PEC 108 é uma pauta que une as autarquias, mas há muito mais a dialogar e construir em conjunto, visando a uma sociedade mais justa, igualitária e bem assistida pelos nossos serviços”, afirma a Presidenta do CRP-PR, Psicóloga Célia Mazza de Souza (CRP-08/02052).

 

Leia a cobertura completa do lançamento do fórum nesta matéria.

Movimento Pela Proteção Integral de Crianças e Adolescentes

O CRP-PR aprovou a adesão ao Movimento Pela Proteção Integral de Crianças e Adolescentes, iniciativa nacional que reúne diversas entidades em prol da proteção integral de crianças e adolescentes.

 

No dia 16 de outubro, o Movimento lançou a campanha “Proteger é garantir direitos”, iniciativa que será desenvolvida a partir eixos como educação, saúde e alimentação, moradia e acesso à cidade, convivência familiar e comunitária e esporte, arte e cultura e que faz parte da agenda das celebrações de 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Leia mais e saiba como participar do projeto: www.crppr.org.br/protegeregarantirdireitos

Plenário do CRP-PR dispensa Jeton

Uma das primeiras decisões aprovadas pelo novo plenário do CRP-PR, que assumiu a gestão em setembro de 2019, foi a revogação da resolução que previa o pagamento do Jeton, uma remuneração para conselheiras(os) efetivas(os) pela participação em plenárias.

 

O impacto financeiro da decisão chega a passar dos 300 mil reais no período de uma gestão. “Esta é uma decisão que busca valorizar a anuidade paga pela categoria, pois a economia gerada poderá ser revertida em mais ações de orientação e fiscalização nas diversas regiões do Estado” afirma a Conselheira Tesoureira do CRP-PR, Psicóloga Renata Campos Mendonça (CRP-08/09371).

 

Saiba mais neste link

Edital de apoio a eventos

Vai realizar um evento de Psicologia em 2020?

 

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná publicou o edital de apoio financeiro a eventos técnicos ou científicos que busquem desenvolver e valorizar a Psicologia. O repasse pode ser na forma de passagem aérea/terrestre, hospedagem para palestrantes ou impressão de material gráfico.

 

Confira as normas no edital: www.crppr.org.br/apoioeventos2020

Datas comemorativas

No mesmo de outubro, o CRP-PR trabalhou quatro datas comemorativas que são importantes para a Psicologia. Nos textos, profissionais de referência nas áreas trazem reflexões sobre as temáticas. Confira:

 

Dia Mundial de Saúde Mental: Dia Mundial de Saúde Mental é dia de Luta Antimanicomial

 

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física: No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, CRP-PR destaca a importância da inclusão

 

Dia das Crianças: Por um Dia das Crianças que privilegie a reflexão e defesa dos direitos de todas as crianças

Dia da professora e do professor: O que é ser professora ou professor e como a Psicologia pode contribuir?

Mural CRP-PR

O CRP-PR mantém um espaço em seu site exclusivo para divulgação de cursos, eventos, sublocação de salas e também de vagas de trabalho. Acesse nos links abaixo:

Cursos e eventos: www.crppr.org.br/cursos-e-eventos

Sublocação de salas: www.crppr.org.br/sublocacoes-de-salas-e-consultorios

Oportunidades e vagas de trabalho: www.crppr.org.br/oportunidades-e-vagas-de-trabalho

 

Além disso, pesquisadoras(es) utilizam a página Pesquisas para disponibilizar questionários de trabalhos realizados em diferentes instituições de ensino. Atualmente, você pode participar de pesquisas sobre os seguintes temas:

  • A identidade da(o) Psicóloga(o) brasileira(o)
  • Pesquisa referente à adesão de Psicólogas(os) ao Sindypsi
  • O exercício profissional da(o) Psicóloga(o) na área de cardiologia
Rolar para cima