As principais notícias de junho: Controle Social, EaD, LGBTI, COE, publicidade profissional e mais

Produção de documentos

A Conselheira Mari Angela Calderari Oliveira (CRP-08/01374), do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), foi uma das debatedoras do Diálogo Digital sobre “Elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) Psicóloga(o) no exercício profissional”, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A atividade, que foi gravada, expôs as mudanças trazidas pela Resolução CFP nº 06/2019, em vigor desde o final de junho, e tirou algumas das principais dúvidas das(os) profissionais.

Acesse em www.youtube.com

Publicidade profissional

Uma nova Nota Técnica do CRP-PR traz orientações importantes sobre a publicidade profissional de Psicólogas(os).

Além de elencar pontos do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP) e da Resolução CFP nº 003/2007, a Nota Técnica destaca cuidados ao se usar as redes sociais e conta com uma série de perguntas que possibilitam a reflexão da(o) Psicóloga(o) a respeito de técnicas e métodos não reconhecidos ou abordagens e técnicas em que a(o) profissional não é capacitada(o).

Leia mais sobre a Nota Técnica CRP-PR nº 002/2019: www.crppr.org.br/publicidadeprofissional

Política de Drogas

O “VII Congresso ABRAMD – Políticas de drogas, autonomia e cuidados”, realizado pela Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas com o apoio do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), reuniu centenas de profissionais das mais diversas áreas de atuação para debater estratégias de cuidado, trocar experiências exitosas e, nas palavras da presidente do Congresso, Sandra Regina Fergutz dos Santos Batista (CRP-08/02667), marcar estratégias de “resistência à nova política de drogas, que traz o retrocesso ao manicômio” – referindo-se à lei que institui novos parâmetros de atendimento a usuários de drogas e permite, entre outras coisas, as internações compulsórias.

Alguns dos destaques você confere no link www.crppr.org.br/abramd

Controle Social em Saúde

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) participou em junho da 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná. Com uma delegação de mais de 20 Psicólogas(os) de 17 municípios do Paraná – a terceira maior da Conferência – o CRP-PR defendeu temas como o Sistema Único de Saúde e a Reforma Psiquiátrica, além da autonomia profissional na saúde suplementar.

Além de conquistar uma vaga para participar da 16ª Conferência Nacional de Saúde, em agosto, o CRP-PR foi eleito para compor a próxima gestão do Conselho Estadual de Saúde.
Para saber mais sobre esta temática, leia: www.crppr.org.br/emdefesadosus

EaD

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná manifestando sua preocupação com a ampliação da oferta de cursos na modalidade Ensino a Distância (EAD) para cursos de graduação na área de Saúde.

A posição contrária a qualquer tentativa de ampliação da carga horária máxima de 20% na modalidade EaD para os cursos de Psicologia adotada pelo CRP-PR é fruto de um debate que já soma três anos nas reuniões plenárias e das comissões da instituição. Embora não existam cursos autorizados nesta modalidade, a instituição vem acompanhando com preocupação pressões para que essa ampliação ocorra, a exemplo do que já vem acontecendo em outros cursos da área da saúde.

Leia aqui.

COE

A Comissão de Ética (COE) do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) publicou em junho deste ano o relatório dos processos éticos iniciados entre 2012 e 2017.

O documento analisa números coletados sobre denúncias e características das(os) profissionais denunciadas(os) e penalizadas(os) – como gênero, idade e tempo de registro –, além das áreas da Psicologia em que as infrações acontecem e os artigos do Código de Ética Profissional do Psicólogo mais infringidos.

Por fim, o relatório traz algumas conclusões sobre o perfil dos processos éticos e as estratégias a serem adotadas para diminuir o número de denúncias e penalizações.

Saiba mais sobre o relatório na matéria: www.crppr.org.br/relatorio-da-coe

LGBTI

No Dia Internacional do Orgulho LGBTI (28/06) deste ano, que marcou os 50 anos da Rebelião de Stonewall, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) destacou as principais normativas que regem o atendimento a esta população, além de dados que revelam a violência e a discriminação a que estas pessoas estão expostas. Leia em www.crppr.org.br/orgulholgbti

Também no dia 28 o Núcleo de Diversidade de Gênero e Sexualidades (Diverges) fez o lançamento do documentário “Cura para quem?” – com depoimentos de pessoas que foram impactadas por tratamentos de suposta “cura” – seguida de uma mesa-redonda sobre as Notas Técnicas que orientam o atendimento em consonância com os Direitos Humanos e sem patologização.

A gravação da mesa-redonda e o documentário estarão disponíveis em alguns dias.

O CRP-PR apoiou uma campanha realizada por estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o intuito de divulgar frases que pessoas LGBTI gostariam de dizer, como: “Não importa se você não consegue definir o meu gênero. Eu só quero respeito” e “Se você não sabe qual/quais pronomes usar, pergunte! Não custa nada e tudo fica mais fácil”.

Atendimento ao público

As equipes do setor administrativo da Sede e das Subsedes do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) realizaram, no último dia 19 de junho, um treinamento para melhor atender as(os) profissionais e sociedade.

Além do processo de desenvolvimento interno das(os) colaboradoras(es) do CRP-PR, foram abordados também outros temas atuais que proporcionam o desenvolvimento pessoal, promovendo a atuação como agentes de transformação social. Um destes temas foi o atendimento com respeito às diversidades.

Saiba mais clicando aqui.

SUAS

As Comissões de Psicologia na Assistência Social de Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu participaram, em junho, da Mostra SUAS Sul, um evento realizado em Florianópolis-SC para reunir experiências relacionadas ao Sistema Único de Assistência Social – o Paraná levou trabalhos de Londrina e Maringá. Com o tema “Interdisciplinaridades: SUAS, a Psicologia e seus (des)encontros”, a mostra contou também com diversas oficinas, dentre as quais uma foi ministrada pela Conselheira Maria Cristina Neiva de Carvalho (CRP-08/01397). Estas e outras atividades fazem parte do trabalho que o CRP-PR vem desenvolvendo para mobilizar as(os) Psicólogas(os) em defesa do SUAS e dos direitos das populações vulneráveis.

O SUAS também foi tema de um evento que reuniu diversas(os) profissionais em Maringá. Com o tema Psicologia no SUAS: métodos, técnicas e reflexões, a atividade trouxe debates sobre a atuação da(o) Psicóloga(o) na Assistência Social e a importância da participação política. Você pode assistir ao evento em: www.youtube.com

Outros vídeos no YouTube

Você sabia que pode assistir a eventos que acontecem no CRP-PR e são disponibilizados no YouTube?

Alguns exemplos de palestras ou mesas-redondas que estão em nosso canal:

Não deu match… recalculando a rota (Psicologia para você) 
Minha paciente fez/quer fazer um aborto. E agora?

A Psicologia como profissão transformadora 

Datas especiais

Além do Dia Internacional do Orgulho LGBTI, o CPR-PR abordou outras três temáticas importantes para a categoria e a sociedade: o combate ao trabalho infantil, a preservação do meio ambiente e as migrações. Confira:

Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar 
Psicólogo e pesquisador ambiental fala sobre a Psicologia e a preservação do meio ambiente
Migrações e refúgio: a importância da Psicologia no acolhimento 

Vem aí!

Debate

As chapas “Diálogo: em Defesa da Psicologia (11)” e “Força e Inovação (12)”, que concorrem às eleições para o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), participarão no dia 24 de julho de 2019, às 19h, de um debate presencial com transmissão ao vivo pelo site.

Organizado pela Comissão Regional Eleitoral (CRE), o debate permitirá que as(os) Psicólogas(os) do Paraná conheçam as propostas e decidam seus votos com base nas informações apresentadas, para além das comunicações das chapas divulgadas nos canais de comunicação do Conselho e em seus próprios meios.

>>> Você também pode perguntar
Durante o debate, além das questões feitas entre as chapas, haverá um momento em que as(os) representantes dos grupos responderão a perguntas enviadas previamente por um formulário disponível no site até o dia 12 de julho. As perguntas podem ser encaminhadas por Psicólogas(os), estudantes, entidades, instituições e movimentos.

>>> Como participar do debate?
A participação presencial exige inscrição e as vagas são limitadas. Para acompanhar online não é necessário nenhum registro prévio, bastando acessar o canal do CRP no Youtube.

Saiba mais em www.crppr.org.br/debate

Assembleia Orçamentária

A Assembleia Geral Orçamentária do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) acontecerá em Curitiba no dia 03 de agosto de 2019 (sábado), às 14h, com transmissão online. A transmissão garante transparência, democracia e participação no momento em que são decididos os valores de anuidades e taxas para 2020. Além disso, a Assembleia contará com a prestação de contas do exercício 2018. Participe! Saiba mais no site www.crppr.org.br

Eleições CRP-PR 2019

As eleições para escolher as gestões do CRP-PR e do CFP para o triênio 2019-2022 vão acontecer em agosto deste ano. Até lá, você pode conhecer as propostas acessando os informativos que serão publicados pelas duas chapas inscritas regionalmente: “Diálogo: em Defesa da Psicologia (11)” e “Força e Inovação (12)”.

Os dois primeiros informativos já foram enviados por e-mail às(aos) Psicólogas(os) e estão disponíveis também no site do CRP-PR.

No link www.crppr.org.br/eleicoes-2019 você encontra os boletins, a composição das chapas e também todas as informações necessárias para votar.

REDES SOCIAIS

Quer saber tudo que acontece no CRP-PR? Acompanhe as nossas redes sociais!
 
Instagram | @crp_pr
Facebook | /crppr
Twitter | @crp_pr
Youtube | CRPPR08
Flickr | /crppr 
Rolar para cima