As principais notícias de julho: a Psicologia da Gente, direitos humanos, transparência e mais

Revista Contato e a campanha “A Psicologia da Gente”

A campanha “Psicologia da Gente” foi lançada oficialmente em agosto, mas em julho as(os) Psicólogas(os) já recebiam a Revista Contato com uma reportagem especial mostrando que “a Psicologia muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo”. A edição também abordou outros temas como o impacto da reforma da previdência sobre a saúde mental das(os) trabalhadoras(es), a participação do CRP-PR no Acampamento Terra Livre, o maior fórum de discussão sobre direitos sociais e políticas públicas dos povos indígenas no Brasil, e muito mais.

Leia em: www.crppr.org.br/contatojulhoagosto2019

 

População indígena

As Comissões de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) assinaram um manifesto de solidariedade aos povos indígenas do Brasil, exigindo justiça em especial à comunidade Waiãpi, no Amapá, que teve suas terras invadidas e uma liderança assassinada.

“O massacre dos povos indígenas vem conduzindo ao intenso sofrimento e até mesmo levando ao aniquilamento físico e da subjetividade dos povos indígenas. A saúde mental e coletiva destes povos no Brasil tornou-se um desafio complexo extremamente tenso e delicado diante da rede de interesses financeiros, políticos, culturais e psicossociais sobre os recursos da biodiversidade envolvidos nos territórios demarcados e no campo da diversidade sociocultural”.

Leia a nota completa em http://bit.ly/2OHeM1t

 

Mecanismo de Combate à Tortura

O CRP-PR também esteve atento às mudanças anunciadas na equipe técnica do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT). “Diante da exoneração dos cargos de todos os 11 peritos do Mecanismo por parte do Governo, o CRP-PR reafirma o caráter estratégico e fundamental das ações de combate a violações de Direitos Humanos das pessoas em situação de privação de liberdade”, diz um trecho da nota.

Acesse o texto: http://bit.ly/2YPb0Th

 

Boas práticas entre Conselhos Regionais

Nos dias 15 e 16 de julho de 2019, o CRP-PR recebeu em sua Sede, em Curitiba, funcionários dos departamentos administrativo e técnico do CRP do Rio Grande do Sul para reuniões de troca de informações, experiências e boas práticas, como parte de um esforço para promover o desenvolvimento da equipe de funcionárias e funcionários da instituição.

Para saber mais, leia: www.crppr.org.br/boaspraticascrps

 

Transparência

Está disponível no Portal da Transparência do CRP-PR o relatório financeiro relativo a 2018, que foi enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) em junho e apresentado na Assembleia Orçamentária. O documento também traz também informações sobre o Planejamento Estratégico e sobre as ações do CRP-PR nas instâncias técnica, administrativa e política.

Saiba mais e acesse em: www.crppr.org.br/relatorio2018

 

Datas importantes para a Psicologia

Neste mês de julho, o CPR-PR abordou quatro datas importantes para a categoria e a sociedade: o aniversário de 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolesente), o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e o Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas. Cada data contou com a produção de um material exclusivo. Confira:

Redução da maioridade penal marcaria um retrocesso nos direitos da criança e do adolescente

“Se a normalidade é branca, tudo o que não for branco é inferiorizado”, diz Alexandra Loras em entrevista exclusiva ao CRP-PR

A prevenção de acidentes de trabalho também é função da(o) Psicóloga(o)

Crianças e jovens são um terço de todas as vítimas do tráfico de pessoas

 

Eleições CRP-PR 2019

As eleições para escolher as gestões do CRP-PR e do CFP para o triênio 2019-2022 vão acontecer em agosto e você pode conhecer as propostas acessando os informativos publicados pelas duas chapas inscritas regionalmente: “Diálogo: em Defesa da Psicologia (11)” e “Força e Inovação (12)”.

Também foi realizado no dia 24 de julho um debate, disponível para ser assistido em vídeo.

No link www.crppr.org.br/eleicoes-2019 você encontra os boletins, o debate, a composição das chapas e também todas as informações necessárias para votar.

 

Youtube

Você sabia que pode assistir a diversos eventos que acontecem no CRP-PR e são disponibilizados no YouTube? Além disso, o CRP-PR produz conteúdos exclusivos em vídeo e também publica no canal.

Alguns exemplos de vídeos para você assistir:

Estudante Kaingang fala sobre a importância da Psicologia para os povos indígenas

“Acorda, amor! O manicômio quer voltar, fortaleça a Luta Antimanicomial

Violência obstétrica: abolir o termo não faz com que a violência deixe de existir

César Fernandes fala sobre a participação do CRP-PR no Acampamento Terra Livre 2019

 

Sindicato dos Psicólogos

Tomou posse no início do mês a nova gestão do Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi-PR). O grupo ficará à frente da entidade até 2022. Conheça a composição:

Diretoria | Presidente – Marly Terezinha Perrelli (CRP-08/04561); Vice-Presidente – Thiago de Sousa Bagatin (CRP-08/14425); 1ª secretária – Bianca dos Santos Scheifer (CRP-08/20316); 2° secretário – Adjuto de Eudes Fabri (CRP-08/05510); 1° tesoureiro – Ítalo Esper (CRP-08/21239); 2° tesoureiro – Luciano Nadolny (CRP-08/07098)

Conselho Fiscal | Titulares: André Marcelo Baudraz (CRP-08/08192) e Juliana dos Santos Lourenço (CRP-08/23158) | Suplentes: Ilse de Freitas Bastos (CRP-08/12482); Paulo José Costa (CRP-08/14668); Daniele Jasniewski (CRP-08/12483); Telmara Carsten Vieira (CRP-08/10228); Mara Julci de Freitas Kamaroski (CRP-08/2832); Fernanda Prestes Carneiro (CRP-08/27867); Ivan Boeno de Camargo Junior (CRP-08/22368).

 

Divulgação de pesquisas

Além de divulgar cursos, eventos, oportunidades de trabalho e salas para locação, o mural do CRP-PR também tem um espaço para divulgação de pesquisas acadêmicas na área de Psicologia. As pesquisas são analisadas por uma equipe de colaboradoras(es) de Comissões Especiais (Temáticas) correlatas à área em questão e pela Comissão de Orientação e Fiscalização.

Acesse: www.crppr.org.br/pesquisas