As principais notícias de agosto: Psicologia da Gente, CRP 40 anos, eleições, orçamento e outros destaques

Psicologia da Gente

A campanha do CRP-PR “Psicologia da Gente”, que marcou o Dia da(o) Psicóloga(o) 2019, contou com diversas ações.

No Instagram @crp_pr, pedimos para as pessoas responderem o que é a Psicologia. Todas as respostas e os vídeos estão nos destaques do nosso perfil.

Também publicamos dois vídeos: no primeiro, a estudante de jornalismo Jessica Skroch, estagiária do CPR-PR, entrevistou o Psicólogo Nélio Pereira da Silva (CRP-08/00016) e o estudante de Psicologia Gustavo Henrique Soares dos Santos sobre a trajetória da Psicologia nos últimos 40 anos e os desafios atuais (assista aqui). Nos dias 26 e 27 de agosto, falamos com a sociedade em um vídeo veiculado na RPC, rede de televisão aberta, destacando a importância da Psicologia na vida de todos nós. A versão de 30 segundos está disponível aqui.

Conheça a campanha em www.crppr.org.br/psidagente

CRP-PR faz 40 anos

No dia 14 de agosto, o CRP-PR realizou uma cerimônia para comemorar os 40 anos desde sua fundação, em 1979. À época, o Paraná era ligado ao Rio Grande do Sul e contava com uma representante paranaense na composição do CRP-07, com sede em Porto Alegre, sendo que a criação de um regional fortaleceu mais o Estado.

A cerimônia, realizada no Teatro Paiol, foi um resgate da história desta instituição que, em quatro décadas, dedicou-se às suas funções de orientar e fiscalizar a profissão de Psicóloga(o), mas também à luta pela garantia de uma sociedade mais justa, com respeito aos direitos humanos, e pela valorização da Psicologia acessível a todas as pessoas.
Veja fotos e vídeos em aqui.

Saúde suplementar

Em agosto, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) publicou a Nota Técnica CRP-PR 003-2019, que orienta as(os) profissionais de Psicologia na atuação em saúde suplementar. Elaborada pela Comissão de Psicologia Clínica do Conselho, com apoio da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), a Nota Técnica representa um avanço na discussão do  CRP-PR sobre o trabalho da(o) Psicóloga(o) no contexto clínico, sua relação com os convênios de saúde e a autonomia profissional.

Leia em www.crppr.org.br/saudesuplementar.

 

Controle Social em destaque

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) possui ampla presença nas instâncias do controle social: são mais de 100 vagas em fóruns municipais e estaduais e quase 40 municípios com Psicólogas(os) representando a instituição na luta por políticas públicas e direitos sociais nas mais diversas áreas.

Em agosto, três conquistas consolidaram ainda mais o CRP-PR neste cenário: a participação na 16º Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu em Brasília-DF entre os dias 04 e 07 de agosto, a conquista da presidência do Conselho Estadual de Assistência Social e da vaga no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Saiba mais em www.crppr.org.br/controlesocialcrp

Novo vídeo institucional

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) lançou em agosto um novo vídeo institucional para divulgar sua atuação junto à categoria e à sociedade. A partir das ilustrações e da narração, é possível ver que o CRP-PR está perto de todas as pessoas, orientando a categoria e acolhendo a sociedade quando algo está errado, além de conhecer um pouco da estrutura técnica e administrativa da instituição.

Articulação com OAB e CRM

O CRP-PR tem participado de reuniões e articulações com o objetivo de realizar campanhas e ações conjuntas com demais conselhos profissionais para ressaltar junto à população a importância dessas instituições, que têm como meta garantir a prestação de serviços éticos e de qualidade para a sociedade. O CRP-PR participou também da fundação do Fórum dos Conselhos de Saúde do Paraná.

Leia mais aqui.

Qualificação da equipe

Os Gerentes Técnico e Administrativo-Financeiro do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) participaram entre os dias 06 e 09 de agosto da 3ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, buscando debater temas como mudanças nas legislações que impactam nas práticas rotineiras das autarquias e inovações nas atividades fiscalizatórias.

Além disso, representantes das equipes administrativa, jurídica e de contabilidade do CRP-PR participaram do 3º Congresso Brasileiro de Governança, Controle Público e Gestão de Risco nas Aquisições.

Saiba mais aqui.

Orçamento 2020

A Assembleia Geral Orçamentária foi realizada no dia 03 de agosto, em Curitiba, e definiu as taxas e anuidades para 2020. A Assembleia foi transmitida pelo YouTube, para garantir maior transparência.

Você pode conferir os valores aprovados e assistir à Assembleia em www.crppr.org.br/assembleiaorcamentaria2020.

Eleições

O processo de eleições para os Conselhos Regionais e da consulta pública para o Conselho Federal de Psicologia se encerrou e os resultados foram divulgados na noite do dia 27 de agosto. Confira em: www.crppr.org.br/eleicoesresultados

Caso não tenha votado, veja como justificar em www.crppr.org.br/justifiqueseuvoto

Relatório de gestão

O XIII Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) divulgou o relatório da gestão 2016-2019, elaborado para trazer à categoria um resumo das principais ações realizadas nos últimos três anos nos diferentes eixos de atuação.

Leia em www.crppr.org.br/relatoriodegestao2019

Datas importantes para a Psicologia

Neste mês de agosto, o CPR-PR abordou três datas importantes para a categoria e a sociedade: o Dia do Estudante, o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua e o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Confira:

 

Dia do Estudante | Você conhece a Comissão de Estudantes do CRP-PR?

Dia do Estudante | Você conhece a Comissão de Estudantes do CRP-PR?

Direitos da população em situação de rua: mais um ano sem avanços

Direitos da população em situação de rua: mais um ano sem avanços

Documentário mostra prejuízos das práticas de (re)orientação sexual e de identidade de gênero

Documentário mostra prejuízos das práticas de (re)orientação sexual e de identidade de gênero