Nota de pesar pelo falecimento da Psicóloga Cleia Oliveira Cunha

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) lamenta o falecimento da Psicóloga Cleia Oliveira Cunha nesta quinta-feira (29). A profissional foi presidente do CRP-PR entre os anos de 2013 e 2016 e também compôs os plenários de duas gestões entre 1998 e 2004. Além disso, foi coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da instituição entre 1999 e 2009 e durante o período em que foi presidente. Atualmente ocupava o cargo de conselheira suplente da Região Sul do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Cleia Oliveira Cunha traçou uma trajetória de quase 40 anos na Psicologia Social e Clínica, tendo deixado um legado de luta pelos Direitos Humanos e pelo desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.

Era especialista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Marginalidade na área da Infância e Adolescência e especialista pelo Conselho Federal de Psicologia nas áreas Jurídica e Social. Cleia também tinha formação em Terapia Familiar e de Casal sob o enfoque sistêmico e foi assessora técnica e palestrante em políticas públicas, nas áreas da criança e adolescente, família e assistência social.

Durante sua trajetória profissional, elaborou o projeto e coordenou a área técnica do Núcleo de Orientação e Atendimento a Dependentes Químicos (NOAD) entre 2002 e 2009 e atuou no Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, do Júri e de Execuções Penais de 2010 a 2013.

Neste momento o CRP-PR estende a solidariedade também aos amigos e familiares. O velório será realizado nas dependências da Sede do CRP-PR, em Curitiba, na sexta-feira (30/11) das 7h às 15h30.