O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) promoveu, no último dia 26 de abril, a I Mostra Paranaense de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento aconteceu em Cascavel-PR e teve apoio do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), que cedeu espaço para realização da mostra. Cerca de 400 pessoas foram reunidas, entre profissionais da Psicologia, Serviço Social e outras áreas, além de estudantes, docentes e representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cascavel e de outros municípios. Profissionais do Núcleo Regional de Cascavel da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF) também participaram do evento.
“A participação foi bastante expressiva. Percebemos que a categoria está ávida por dialogar sobre essas experiências,” relata a coordenadora da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP-PR em Maringá, psicóloga Simone Cristina Gomes (CRP-08/14224).
Durante o evento, as pessoas participantes tiveram a oportunidade de debater a temática da perspectiva tanto do Judiciário como do SUAS a partir de falas de palestrantes representando cada serviço, além de terem tido acesso a orientações da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) sobre como se posicionar em cada situação. Além disso, Simone Gomes, que é representante suplente do CRP-PR no Fórum Estadual de Trabalhadores do FETSUAS do Paraná, explica que houve espaço para a explanação sobre as legislações nacionais mais recentes – como a Resolução nº 119/2023 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e a Nota Técnica nº 002/2023 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) –, bem como para as apresentações de trabalhos.
As denúncias envolvendo a relação do SUAS com o sistema de justiça, que chegam frequentemente à COF, foram um catalisador para mobilizar este evento. Para subsidiar os debates, a instituição disponibilizou previamente um formulário para que profissionais pudessem relatar problemas enfrentados nos equipamentos. A sobrecarga de trabalho sobre equipes reduzidas e as demandas que ultrapassam o escopo de trabalho de profissionais da Psicologia e do Serviço Social no SUAS são as principais queixas.
“Foi um momento de troca de saberes, de orientação e compartilhamento de experiências, resoluções e normativas do Conselho para a categoria. Houve um espaço privilegiado de apresentação de trabalhos, nas quais tivemos acesso a diversas práticas da Psicologia, em todas as proteções sociais”, avalia a conselheira Kathia Regina Galdino de Godoy (CRP-08/14630), colaboradora da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP-PR em Londrina.
Com o sucesso desta primeira edição, a comissão organizadora planeja replicar em breve a proposta em outras regiões do Estado, como a região metropolitana de Curitiba, Londrina e Maringá. A I Mostra Paranaense servirá, ainda, de balizador para a participação de profissionais paranaenses na terceira edição da mostra nacional, prevista para julho de 2024.
Leia mais sobre as recomendações do CFP e do CRP-PR com orientações para profissionais da Psicologia que atuam no SUAS:
- Nota Técnica CFP N° 2/2023 disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2023/04/SEI_CFP-0917952-Nota-Tecnica.pdf
- Nota Técnica do CRP-PR N° 1/2023 disponível em: https://transparencia.cfp.org.br/crp08/wp-content/uploads/sites/9/2023/03/Nota-Tecnica-CRP-PR-01-2023-2.pdf