Notícia

Moções de apoio à jornada de trabalho de 30h semanais

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná vem apoiar o movimento dos Psicólogos e demais trabalhadores, organizados no pleito pela regulamentação da jornada de trabalho de 30h (trinta horas) semanais.

Ressaltamos que todas as últimas conferências nacionais, estaduais e municipais de saúde têm aprovado a jornada de 30 horas semanais para os trabalhadores da saúde. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), entidade integrante da Organização das Nações Unidas (ONU), considera que a redução será melhor tanto para pacientes e quanto para os trabalhadores da saúde. A II Conferência Nacional de Recursos Humanos para a Saúde de 1993 também propôs que a jornada de trabalho seja de 30 horas semanais, considerando a natureza das atividades desempenhas pelos profissionais desta área.

Destaque-se ainda que a qualidade da atenção à saúde depende diretamente da qualidade das ações desenvolvidas pelo profissional. A redução da jornada de trabalho resultará na melhora das condições de vida dos profissionais da área e melhora na qualidade do atendimento ao usuário dos serviços, considerando que Jornadas extensas estão associadas a acidentes de trabalho e afastamentos por estresse.

Nas últimas semanas, o CRP-PR tem remetido ofícios à diversas entidades paranaenses, que contam com a atuação de Psicólogos em atividades da saúde, destacando a importância do referido pleito.

Rolar para cima