Notícia

Mesa sobre desafios da Psicologia, Lançamento do NUPSIM e Dialogando com Psicólogas(os) marcam aniversário da profissão

Na semana da comemoração do aniversário da Psicologia – o dia 27 de agosto lembra a data da regulamentação da profissão, em 1962 – diversos eventos em todo o Estado marcam a data.

Na sede do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), as comemorações começaram na quarta-feira (26), com o lançamento do NUPSIM (Núcleo de Psicologia e Migrações). O evento contou com a participação de Douglas Marques de Oliveira (CRP-08/19782) na coordenação da mesa e Mariana Bassoi Duarte da Silva (CRP-08/10730), Maria Virgínia Filomena Cremasco (CRP-08/16007) e José Antônio Peres Gediel como debatedores.

Mesa composta por Douglas Marques de Oliveira, Mariana Bassoi Duarte da Silva, Maria Virgínia Filomena Cremasco e José Antônio Peres Gediel

A abertura do evento foi feita pela presidente do CRP-PR Cleia Oliveira Cunha (CRP-08/00477)

Os profissionais da mesa falaram sobre os desafios que vivemos atualmente em relação aos migrantes, refugiados e apátridas e a importância da Psicologia neste contexto. Com o lema “Nenhum Humano é Ilegal”, o Núcleo pretende proporcionar um espaço para diálogo e reflexões sobre o tema promovendo o estudo e a prática da Psicologia no trabalho com migrações. Além do CRP-PR, há outras seis instituições parceiras: SEJU (Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos); CASLA (Casa Latino Americana), UFPR (Universidade Federal do Paraná); Caritas; PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); e GT de estudantes do Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi). O grupo atuará com atendimentos individuais e em grupos e apoio na empregabilidade. Além disso, outras áreas serão demandadas e poderão atuar em conjunto nos estudos, palestras e produções acadêmicas. Por fim, o Núcleo ainda trabalhará com a Escola de Migrações, Psicopedagogia e Psicologia Escolar. 

O público compareceu ao anfiteatro Nelio Pereira da Silva para o lançamento do NUPSIM 

Mesa dialogada

Na quinta-feira (27), foi a vez de discutirmos os desafios e a identidade da profissão. Bruno Jardini Mader (CRP-08/13323), conselheiro da gestão É Tempo de Diálogo, e o presidente do Sindypsi, Thiago de Sousa Bagatin (CRP-08/14425) abriram a mesa. 

Bagatin falou sobre o período de crise econômica e como o trabalho das(os) Psicólogas(os) é impactado. “O primeiro serviço que as pessoas deixam de utilizar é o da Psicologia”, disse. Além disso, problemas como a terceirização levam a(o) profissional a perdas salariais e maiores cargas horárias. O Psicólogo concluiu sua fala dizendo que este é o momento de a categoria se unir contra a precarização dos serviços e por mais qualidade no trabalho.

Bruno Jardini Mader e Thiago Bagatin abriram a mesa

Já Mader trouxe a discussão: “o que nos faz Psicólogas(os)?”. Por meio de uma explanação acerca de técnicas e instrumentos próprios da profissão, como a avaliação psicológica, o conselheiro do CRP-PR deixou a questão aos presentes: há unidade na Psicologia ou o nosso futuro é o desmembramento? Além disso, Mader citou a falta de identidade de profissionais que já não se veem como Psicólogas(os). “Às vezes, o sujeito trabalha no judiciário ou na saúde mental e se vê como técnico, não Psicólogo”, comentou.  

Bruno Mader provocou a plateia para saber se há uma identidade na Psicologia

Na sequência, a plateia presente pode ouvir um pouco da história, das experiências e da opinião de nove debatedoras: Márcia Dallagrana (CRP-08/13797); Adriane Picchetto Machado (CRP-08/02571); Marcia Regina Walter (CRP-08/02054); Neuzi Barbarini (CRP-08/02835); Lilian Mara Gheno (CRP-08/03792); Andressa Roveda (CRP-08/08990); Juliane Gequelin Rosa (CRP-08/10744) e Milena Poletto (13828), orientadora fiscal do CRP-PR. 

Os debatedores e coordenadores da mesa

E, claro, como todo aniversário, não poderia faltar o bolo. Quem cortou o primeiro pedaço foi Ademir Paixão, responsável pelas caricaturas dos mestres da Psicologia que foram usadas na campanha deste ano, e Bruno Jardini Mader. 

A arte reúne os principais nomes da Psicologia

Bruno Mader e Ademir Paixão cortam o bolo da Psicologia

 Dialogando com Psicólogas, Psicólogos e estudantes de Pscicologia

Fechando os eventos da semana, muitas(os) Psicólogas(os) e estudantes reservaram a manhã de sexta-feira para tomar um coffee com a COF, evento que leva informações de cunho prático e teórico sobre a profissão de Psicóloga(o). 

A orientadora fiscal Eliasandra Mirandola Krause (CRP-08/10853) fala aos presentes sobre questões da profissão

Rolar para cima