Notícia

Mesa discute os papeis de Psicólogas(os), Assistentes Socias e Pedagogas(os) no Sistema de Justiça

Aconteceu hoje, 08/11, em Curitiba, nas Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil), a 2ª mesa de debate, intitulada “Atribuições e Competências Profissionais no Sistema de Justiça”, que faz parte do Seminário Sistema de Justiça e Direitos Humanos no Paraná.

Para esse evento, foram convidados representantes das áreas de Psicologia, Assistência Social e Pedagogia para falar sobre as diversas atividades desenvolvidas no Sistema de Justiça e a atuação dessas profissões nas ações do judiciário.

Assim, o Psicólogo Sidney Shine; a Assistente Social Ligia Maria Castelo Branco Fonseca; e o Pedagogo Bem Hur Taborda apresentaram falas discutindo a realidade desses profissionais no Sistema de Justiça e também as situações mais vividas, em que se encontram desafios e polêmicas.

Ligia Maria Castelo Fonseca desenvolveu sobre a prática dos Assistentes Sociais e problematizou diversas questões referentes ao contexto político-social em que vivemos, além de tocar em assuntos polêmicos como o depoimento sem dano e o acolhimento institucional. Sidney Shine apresentou aspectos das atividades do Psicólogo na Vara de Família e de conflitos referentes a situações relativas a decisões judiciais de guarda compartilhada de filhos.  Bem Hur Taborda falou sobre o envolvimento dos pedagogos em medidas e ações socioeducativas e apresentou um panorama dos diversos papeis que os profissionais dessa área desempenham.

Com o debate proporcionado com a platéia, essas e outras questões foram aprofundadas e os assuntos discutidos puderam ser desenvolvidos amplamente discutidos. Os convidados ofereceram falas contando um pouco mais da realidade relativa às atividades que desempenham e a relevância da multidisciplinaridade no Sistema de Justiça.

Rolar para cima