Notícia

Mediação em processos éticos é tema de debate online

 

Acontece nesta quinta-feira (11), às 19h, o debate digital “Mediação no Sistema Conselhos”. A atividade, que será transmitida em tempo real pela internet, tem como objetivo auxiliar os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) em procedimentos de mediação de conflitos em processos disciplinares éticos, conforme estabelece a Resolução CFP nº 007/2016.

O debate será conduzido pelas Psicólogas Ana Ulhoa, mediadora familiar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT); Silvia Ignez Ramos,  professora de Psicologia Jurídica do IBMEC e Faculdades Integradas Hélio Alonso/RJ; e Junia Lara, Secretária de Orientação e Ética (SOE) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O evento também contará com a participação do Psicólogo Aluízio Lopes de Brito, ex-conselheiro federal e membro da SOE, e de Lilian Dantas, assessora jurídica do CRP-BA, Conselho que já implementou a Câmara de Mediação.

Com a hashtag #MediçãoPsicologia, os espectadores poderão participar enviando perguntas para os participantes por meio das mídias digitais do CFP (YoutubeFacebookTwitter e Instagram ou por e-mail, em comunica@cfp.org.br. Você também pode confirmar a sua presença no debate no evento criado pela página do CFP no Facebook.

 

CRP-PR e a mediação de conflitos

A prática da mediação recomenda uma cultura de pacificação social, possibilitando às partes envolvidas em processos éticos a restauração de laços criados a partir da relação profissional-cliente, bem como às(os) profissionais a possibilidade de refletir sobre o fazer profissional e as diferentes formas de aprimorá-lo.

Para debater este processo, que ainda é novo e suscita dúvidas entre os CRPs, a conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), Deisy Joppert (CRP-08/01803), participou de uma reunião no CFP no último dia 27 de abril em Brasília-DF. Na ocasião, foram esclarecidas questões sobre a Resolução CFP nº 007/2016 e outras dúvidas pertinentes à construção das resoluções dos regionais. Além disso, a implementação de uma Comissão de Meios de Solução Consensual de Conflitos dos Conselhos Regionais de Psicologia foi debatida.

Rolar para cima