Notícia

Maringá: CRP-PR envia dados de Psicólogas(os) à Prefeitura

ATUALIZAÇÃO EM 21/05/2021

Psicólogas(os) de Maringá,

O município de Maringá retomou, em 21/05, a vacinação de profissionais de saúde com idade acima de 35 anos. Diante disso, o CRP-PR encaminhou, na mesma data, novo ofício à Prefeitura, no qual informa o envio de listagem complementar com os dados das(os) profissionais. Além disso, o Conselho tem remetido novas remessas de dados das(os) Psicólogas(os), mesmo sem o retorno da Prefeitura acerca da incorporação dessas(es) profissionais ao processo de vacinação.

Quanto a esse processo informamos:

 – O CRP-PR identificou, em 17 de abril, a demanda da Prefeitura pela informação do número de profissionais não vacinadas(os) no município. Sendo assim, atendendo à solicitação da Prefeitura, abrimos em 19 de abril um formulário para autodeclaração por parte das Psicólogas(os), com prazo de preenchimento inicial até o dia 25 de abril. A informação foi divulgada no site, redes sociais e enviada por e-mail a todos os endereços da nossa base de dados cadastrados no município.

– Em 19 de abril, enviamos também a lista de todas(os) as(os) Psicólogas(os) com registro ativo e residentes no município. Contudo, a Prefeitura reiterou a necessidade de receber os dados apenas de pessoas que preencheram o formulário, evidenciando que não haviam recebido a vacina. Não houve informação, de parte da Prefeitura para o Conselho, de outros critérios que poderiam ser aplicados na definição dos públicos a serem vacinados, para além da disponibilidade de doses.

– Em alinhamento com a Prefeitura, foi possível prorrogar o prazo de preenchimento de formulário até o dia 29 de abril. Naquela data, o CRP-PR enviou à Prefeitura de Maringá listagem com o nome de mais de 800 Psicólogas(os) que haviam declarado não ter recebido nenhuma dose da vacina pelo formulário até às 16h.

– No dia 04 de maio, anterior ao reinício da vacinação, o CRP-PR fez contato com a Diretoria de Saúde do município para questionar acerca do envio de lista suplementar, com dados de profissionais que haviam preenchido o formulário após o prazo. Fomos informados que seria possível o envio dos dados, mas o ingresso dos nomes seria avaliado e não imediato. Na mesma ocasião, a Prefeitura desincentivou o envio de listas frequentes e subsequentes a esse envio extemporâneo.

– Embora as remessas complementares tenham sido enviadas pelo Conselho até o dia 12 de maio de 2021, a Prefeitura solicitou, no dia 13/05, que o envio – por parte do CRP – seja interrompido. O formulário, contudo, permanecerá aberto pelo CRP-PR, caso a Prefeitura solicite novas remessas. Dessa forma, orientamos as(os) Psicólogas(os) que ainda não tenham preenchido o formulário que informem seus dados pelo link a seguir:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1nbLbIMHWNies5O-JBXD4tq1lYT3x5dKTAZuj83XPEiPQNw/viewform

Salientamos que NÃO TEMOS INFORMAÇÕES sobre a efetiva incorporação dos dados de remessas complementares ao processo de vacinação, em sua fase inicial. Reiteramos que o agendamento será realizado diretamente e sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, conforme quantitativo de vacinas disponíveis e logística de responsabilidade daquela instituição.

O CRP-PR ressalta que não há garantia de que a Prefeitura utilizará esses dados para promoção da vacinação, ou quando o fará. Buscamos contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não houve informação quanto aos procedimentos futuros.

Em caso de dúvidas sobre a vacinação, profissionais devem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Saúde de Maringá.