Notícia

Luiz Eduardo Berni vem a Curitiba para a Jornada de Práticas Clínicas e Psicoterapia

Vem aí a Jornada de Práticas Clínicas e Psicoterapia, que acontece nos dias 24 e 25 de abril na sede do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), em Curitiba. O evento reunirá diversas(os) profissionais renomadas(os) na área durante os dois dias para discutir temas como formação a atuação, contratos e judicialização e medicalização da sociedade. As vagas presenciais já estão esgotadas, mas haverá transmissão online no dia do evento, pelo site do CRP-PR, não sendo necessária a inscrição para acompanhamento remoto.

Um dos participantes do evento será Luiz Eduardo Berni (CRP-06/35863), Psicólogo doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Berni atua como como psicoterapeuta em consultório particular há 25 anos, além de desenvolver pesquisas na Universidade Paulista e integrar e colaborar em diversas comissões e grupos de trabalho.

Na Jornada, Berni participará da mesa-redonda “Práticas Clínicas e Psicoterapia: quem atua e quais são seus campos?”. “A psicoterapia é uma área clássica da Psicologia, daí sua importância. Seu modelo clínico, entretanto, de matriz euro-estadunidense, ainda impacta muito os processos formativos”, diz o Psicólogo. Ele tem como missão nesta mesa problematizar a questão da psicoterapia no contexto da Saúde Pública, falando um pouco da necessidade da construção de modelos que possam atender às características próprias da sociedade brasileira. “A psicoterapia é uma prática multiprofissional. No entanto, como área de atuação, figura no Estado brasileiro à semelhança da acupuntura, ou seja, não existe regulamentação, lei própria”, comenta Berni.  “Neste sentido vou procurar qualificar a importância dos usuários escolherem um psicoterapeuta considerando as profissões regulamentadas, que autorizam a categoria a utilizarem esse recurso como prática clínica, como a Medicina, a Assistência Social, entre outras, pois o fato dessas profissões terem um Conselho de Classe que orienta, fiscaliza e disciplina o fazer profissional tem inúmeros ganhos sociais”. 

Ficou com vontade de saber mais? Então não perca a participação de Berni, que acontece no dia 24 de abril, às 19h!

Confira também a programação completa e participe!

Rolar para cima