Pesquisar
Close this search box.

Notícia

CRP-PR assina Manifesto Leito para Todos + Vidas Iguais

O “Manifesto Leito para Todos + Vidas Iguais” propõe uma série de ações que visam à redução de desigualdades sociais existentes em nosso país. A partir deste ponto, considerando os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, faz-se necessário o asseguramento do direito à saúde de todos os cidadãos, promovendo o acesso igualitário a leitos de internação e UTI, sem distinção de classe social, raça e etnia, faixa etária, orientação sexual, gênero ou qualquer outro marcador social.


Diante da proposição de que sejam disponibilizados os recursos financeiros e assistenciais necessários para a construção de capacidade hospitalar para todos, a Comissão de Psicologia Hospitalar do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) ressalta a importância de reforçar estratégias que busquem um olhar para a Saúde Mental em tempos de pandemia, destacando a importância da adequada atuação de Psicólogas e Psicólogos nas unidades hospitalares de referência para Covid-19.


Constituída desde 2001, a Comissão traz em seu histórico discussões sobre uma prática ética e de qualidade, discutindo aspectos como equipe mínima para oferta equitativa de atendimentos psicológicos em ambiente hospitalar. Mais do que em qualquer outro momento, essa questão se escancara enquanto uma necessidade, na medida em que equipes estão sendo reestruturadas ou constituídas para atendimento a unidades de isolamento respiratório e hospitais de campanha.


Assim, a Comissão aponta para a garantia de atendimento humanizado, a partir da oferta de um cuidado integral, também promovendo o acesso à informação, ações que só são possíveis mediante a disponibilização de recursos humanos e técnicos adequados para sua devida execução. Para que isso aconteça, é necessária a defesa da prática de Psicólogas e Psicólogos hospitalares em quantitativo suficiente, uma vez que são essas(es) as(os) profissionais devidamente capacitadas(os) que irão realizar acolhimento a pacientes e seus familiares, bem como o indispensável apoio às equipes que se encontram fragilizadas por conta do contexto atual que enfrentamos.


Portanto, a assinatura do Manifesto Leito para Todos + Vidas Iguais endossa as discussões realizadas pela Comissão de Psicologia Hospitalar e subsidia um espaço para a defesa da práxis digna e necessária da Psicologia em contextos hospitalares.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.