Conhecido como o Mês de Conscientização do Luto Parental, o Julho Âmbar é um movimento global em homenagem à memória de entes familiares e a promoção do apoio social e psicológico no enfrentamento da dor da perda familiar. A escolha da cor âmbar evoca o nascer do Sol, representando a esperança necessária a quem passa pelo período de luto; já o uso do girassol simboliza a busca pela luz solar em dias nublados.
Neste período, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) destaca a importância de reconhecer o luto parental como uma jornada única e complexa. Durante todo o mês, busca-se conscientizar a sociedade sobre a realidade de famílias que enfrentaram o vazio deixado por essa partida, utilizando campanhas e a difusão da temática nas redes sociais para a criação de espaços de acolhimento nos quais as pessoas genitoras possam compartilhar suas experiências sem julgamentos.
O Julho Âmbar enfatiza a necessidade de acesso a recursos de amparo aos familiares enlutados, como grupos de apoio e a psicoterapia, fundamentais no auxílio após uma perda devastadora. Honrar a memória de filiação de quem partiu é uma parte essencial do processo.
Vale ressaltar que o luto parental é único para cada pessoa genitora e não possui prazo para terminar. Assim, a compreensão e o apoio contínuo também são etapas necessárias a quem passa por este momento familiar.
Vamos nos unir para lembrar a memória de quem partiu e oferecer conforto a quem luta para encontrar esperança e força após a perda, a partir de uma conscientização para a compaixão, empatia e respeito pelas parentalidades que enfrentam essa realidade, desenvolvendo um acolhimento com a garantia de direitos.