Pesquisar
Close this search box.

Notícia

Inteligência artificial, saúde pública, laicidade da Psicologia e outros destaques da Revista Contato

Descrição da imagem: Edição 149 Contato. Uma foto da capa da revista e dela aberta, com o tema da inteligência artificial e imagem de ser humano robotizado. Cores em tons de rosa. Logo do CRP-PR.

É com muita alegria que entregamos a vocês a 149ª edição da revista Contato, que celebra um ano da gestão do XV Plenário do CRP-PR e também fecha o ano de 2023. Por isso, pensamos com muito carinho em uma série de temas inéditos por aqui, alinhados às discussões mais contemporâneas da sociedade e da nossa gestão.

A laicidade é reafirmada, pela Resolução nº 07/2023 do CFP, como princípio fundamental da prática psicológica e dos Estados democráticos, bem como o respeito a todas as manifestações espirituais/religiosas, para que intolerâncias, apagamentos e coações não ocorram mais.

A importância da atuação psi nas escolas, quando falamos de combate ao bullying e outras violências, como as étnico-raciais, é explicitada em entrevista com o psicólogo Josafá Moreira da Cunha, homenageado com o prêmio Cléia Oliveira de Direitos Humanos por seu trabalho coordenando o Laboratório Interagir, que tem vasta experiência com projetos nessa área.

A coluna sobre questões étnico-raciais celebra o Dia Internacional da Mulher Latino-Americana e Caribenha e relembra a Plenária Nacional sobre “Aquilombamento da Psicologia: corpos-territórios de afeto, política, resistência e ancestralidade”, que ocorreu em julho deste ano. Reafirmamos aqui e em todos os espaços nosso compromisso com a construção de uma Psicologia comprometida com a erradicação do racismo e com as políticas afirmativas.

O núcleo anticapacitista apresenta, nesta edição, reflexões acerca da influência dos saberes médicos nas trajetórias de vida das pessoas com deficiência e o cenário atual da avaliação biopsicossocial para a análise avaliativa da deficiência, com a disseminação do modelo social.

A reportagem de capa, por sua vez, apresenta os complexos dilemas éticos trazidos pelo avanço da inteligência artificial, sobretudo quando pensamos em seu uso no campo da saúde mental. O tema volta a ser debatido na coluna da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-PR. São leituras necessárias, que suscitam várias questões sobre as quais nós, categoria psi, precisamos refletir.

Além dessas reportagens, preparamos conteúdos que abordam a Rede de Atenção Psicossocial e o processo conferencial de saúde mental, a avaliação de riscos psicossociais na relação saúde-trabalho, bem como publicizam as deliberações da Assembleia Geral Orçamentária, realizada em setembro deste ano. 

Desejamos um excelente final de ano! 

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.