Notícia

‘Índio Cidadão?’ estreia na Cinemateca de Curitiba em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Depois do sucesso da I Mostra Audiovisual – Olhares Indígenas, realizada no primeiro semestre deste ano na capital paranaense, em agosto, Olhares Indígenas exibe na Cinemateca de Curitiba, o videodocumentário Índio Cidadão? de Rodrigo Siqueira.

Além de o filme ser inédito no Paraná, o título chama atenção não apenas pela tenuidade gerada a partir da interrogação, mas insere também a forma como o país ainda lida com a visão estereotipada dos indígenas. Contudo, instiga a curiosidade do expectador sobre o que será tratado durante quase uma hora de exibição. Em formato média-metragem, Índio Cidadão? retrata de maneira pontual e extremamente fiel, a realidade sobre o que de fato tem ocorrido com as comunidades indígenas no Brasil, ao inserir o movimento indígena como papel principal do enredo e tendo como pano de fundo a Constituição Federal.

 “A ideia inicial do filme era fazer o balanço dos 25 anos de direitos constitucionais indigenistas, mas 2013 foi um ano de mobilizações históricas em Brasília. A Ocupação do Plenário da Câmara dos Deputados no Abril Indígena foi simbólico, mas o registro inesquecível do filme foi a Mobilização Nacional Indígena em Defesa dos Direitos Constitucionais realizada em Brasília no mês de outubro pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). A quantidade de Nações representadas com a força de suas culturas e línguas, com sua diversidade unida pela defesa dos direitos; em contraponto, a impressionante operação de segurança pública isolando o Congresso Nacional no 25º aniversário da redemocratização”, afirma o diretor do filme, Rodrigo Siqueira.

Para quem desconhece o tema ou tem curiosidade em saber e conhecer o enfrentamento diário das comunidades indígenas do Brasil em relação aos direitos constitucionais e ainda sobre as ações inconstitucionais do Governo Federal, Índio Cidadão? é o filme que sintetiza de forma clara e acessível o que a mídia e o interesse governamental articulam estrategicamente para não se tornar conhecimento da nação.

O filme será exibido em Curitiba na data alusiva ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, 09 de Agosto. E naturalmente, em todo o Brasil diversas outras ações culturais e políticas ocorrem paralelamente para chamar a atenção da sociedade sobre os casos de crueldade e inconstitucionais, lastimavelmente enfrentados pelas famílias indígenas no país.

Curta a página do filme no Facebook

Conheça o site oficial do filme

Confirme a presença no evento

Na página oficial de Olhares Indígenas você fica por dentro das novidades e exibição dos próximos filmes em primeira mão. Curta e Compartilhe!

SERVIÇO

Índio Cidadão?

Local: Cinemateca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

Data: 09 de agosto

Horários: 18h e 20h

ENTRADA GRATUITA

Fonte: www.facebook.com/olharesindigenas/timeline

Rolar para cima