Aqui você encontra um resumo das principais notícias do CRP-PR de maio enviadas pela newsletter. As(os/es) inscritas(os/es) recebem novidades, convites e atualizações do CRP-PR em seus e-mails.
Portaria nº 596/2022
A publicação da Portaria nº 596/2022 deixou evidente a situação do desmonte atual da Rede de Atendimento Psicossocial (RAPS). A portaria visa reverter uma lógica de fechamento de leitos em instituições asilares e drena o financiamento de uma importante etapa da desinstitucionalização: os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). Tais ações remontam à fragilidade de um sistema que já passa por problemas como a sobrecarga física e emocional de profissionais da ponta e a destituição de condições de trabalho, entre outros problemas que visam defender um projeto de sociedade assentado em uma lógica manicomial que isola as diferenças, desconsidera as desigualdades sociais e atribui o adoecimento unicamente ao indivíduo.
Leia na íntegra a reportagem produzida pelo CRP-PR
CRP-PR altera CIP para destacar nome social
Profissionais de Psicologia travestis e transexuais com nome social não retificado poderão incluir, a partir de agora, esta informação no campo principal da Carteira de Identificação Profissional (CIP). A medida, aprovada pelo XIV Plenário do CRP-PR, é uma forma de ampliar o acesso e garantir a isonomia de direitos sem ônus financeiro. Com a implementação do novo modelo de CIP, o nome de registro civil passa a compor o campo de observação, ou seja, terá menor destaque em relação ao nome adequado à expressão de gênero da(o/e) profissional.
Para mais informações sobre como solicitar a alteração na CIP, acesse
Vidas Lokas Importam 2022
18 de maio é o Dia da Luta Antimanicomial. Repetimos: dia DA Luta pois não é o único dia DE luta na construção de uma sociedade sem manicômios. Fazemos isso o ano inteiro, seja quando refletimos sobre a barbaridade que essas instituições representaram na nossa história, repleta de navios negreiros e casos de tortura, seja quando localizamos que as práticas manicomiais não se resumem às suas instituições.
Mas é o dia em que essa Luta pode aparecer, e isso tem acontecido há mais de 30 anos no Brasil! A Luta Antimanicomial é um movimento atrelado à defesa intransigente dos Direitos Humanos. O Sistema Conselhos de Psicologia é sensível a esta questão, desde o primeiro ponto do Código de Ética Profissional. Não queremos uma sociedade manicomial porque os manicômios não servem para curar. Nunca serviram. Sua função sempre foi a exclusão de pessoas “indesejáveis” para as classes dominantes de cada época: A louca ou O louco, A histérica, O histérico, A viciada, O viciado, A mulher negra, O homem negro.
Neste 18 de Maio, as Comissões Setoriais do CRP-PR realizaram diferentes eventos e ações por todo o Paraná levando em pauta não apenas a Luta Antimanicomial, mas também o debate sobre Saúde Mental, Rede de Atenção ao Atendimento Psicossocial e a Cultura de Institucionalização de Pessoas com Deficiência.
Leia o Manifesto completo sobre o posicionamento do CRP-PR em relação à Luta Antimanicomial
CRP-PR em ação
Coletividade e resistência marcam os dois dias da II Mostra SUAS
Nos dias 20 e 21 de maio, profissionais da Psicologia e da Assistência Social, além de estudantes, reuniram-se em Curitiba para a II Mostra SUAS (Sistema Único de Assistência Social), evento de âmbito nacional realizado nas cinco regiões do Brasil ao longo do primeiro semestre de 2022.
Assista as gravações das mesas-redondas da II Mostra SUAS, disponíveis no canal do CRP-PR no Youtube.
CRP-PR atua nacionalmente por avanços para a Psicologia (APAF)
A melhor regulamentação da Psicoterapia, novas diretrizes para a atuação da socioeducação e produção de referências técnicas para a categoria são algumas áreas de incidência do CRP-PR no âmbito nacional do Sistema Conselhos. Recentemente, muitos esforços que vinham sendo feitos ao longo de vários meses culminaram em importantes encaminhamentos na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), realizada em Brasília-DF com a presença de delegadas(os/es) do Paraná.
Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito do CRP-PR lança cartilha alusiva ao Maio Amarelo
Anualmente, maio é destacado em amarelo no calendário de vários países a fim de chamar a atenção para o alto índice de ferimentos e mortes no trânsito. Em 2022, a campanha Maio Amarelo enfatiza que “Juntos salvamos vidas!” e suscita uma consciência coletiva que deve começar individualmente, quando saímos nas ruas. Propondo posturas preventivas de valorização da vida nesse contexto, a Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito do CRP-PR lança cartilha alusiva à campanha.
Acesse a cartilha Maio Amarelo 2022 – Juntos salvamos vidas!
Datas comemorativas
1º de Maio: Dia da(o) Trabalhador(a)
Para falar das relações de trabalho pós-pandemia neste 1º de maio, o CRP-PR entrevistou o Psicólogo Guilherme Alcântara Ramos (CRP-08/21249). Acesse aqui a entrevista completa com as reflexões sobre saúde mental da(o) trabalhador(a)
15 de Maio: Dia da(o) Assistente Social
O Dia da(o) Assistente Social é celebrado em 15 de maio. A categoria atua em programas, projetos e serviços de políticas públicas na defesa, garantia e acesso a direitos. Saiba como Psicólogas(os) e Assistentes Sociais partilham objetivos. Acesse a notícia.
17 de Maio: Dia Internacional contra a LGBTfobia
No Dia Internacional contra a LGBTIfobia, a Psicologia comemorou mais um avanço: a publicação da Resolução CFP nº 8/2022, que estabelece normas de atuação para profissionais em relação às bissexualidades e demais orientações não monossexuais. Saiba mais no site
Prazo de envio de textos para CadernoS de PsicologiaS é até 30 de junho
A revista CadernoS de PsicologiaS chega a sua terceira edição em 2022 e prorroga o prazo de submissões até dia 30 de junho de 2022. Compartilhe suas experiências enviando artigos para a terceira edição da Revista CadernoS de PsicologiaS! Com o tema “Saúde Mental/Luta Antimanicomial: ecos para Conferências de Saúde Mental”. Serão aceitos textos nas categorias “Relatos de Experiência”, “Resenhas”, “Inquietações Teóricas” ou “Estilhaços”.
Confira mais informações sobre os prazos e normas para submissão aqui.
Pesquisa: Quem são as(os) Psicólogas(os) paranaenses?
Ainda é possível participar da nossa pesquisa “Quem são as(os) Psicólogas(os) paranaenses?”, indicando qual a sua área de atuação e vínculo profissional.
O preenchimento é simples e pode ser realizado em menos de dois minutos. Com as informações*, queremos que a nossa comunicação com você seja mais assertiva e direcionada ao seu interesse profissional
*Em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) 13.709/18, o sigilo das informações prestadas será resguardado; os seus dados permanecerão no âmbito do Conselho e não serão divulgados ou compartilhados.