Notícia

II Encontro Presencial de Psicólogos que Atuam no SUAS

No dia 29 de junho de 2012 ocorreu o 2º Encontro Presencial de Psicólogos que Atuam no SUAS, promovido pela Comissão de Psicologia Social e Comunitária do CRP-08.

O evento teve como objetivo discutir a questão da interdisciplinaridade no SUAS, bem como da especificidade e das legislações que respaldam a  atuação do profissional Psicólogo neste contexto. Fizeram parte da mesa a Psicóloga Ângela Zewe, representante da COF e a Assistente Social Daraci Rosa dos Santos, representante do CRESS 11ª Região.

A Psicóloga Ângela Zewe (CRP-08/6216) tratou sobre o Código de Ética como instrumento de compreensão e reflexão da prática, bem como da importância do sigilo profissional, foi abordado também a Resolução CFP nº 001/2009 que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, a Resolução CFP nº007/2003 que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos Produzidos pelo Psicólogo e a Resolução 008/2010, que dispõe sobre a atuação do Psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário.

Daraci R. dos Santos trouxe uma reflexão sobre as atribuições das profissões frente à unidade da Política de Assistência Social, esclarecendo o objetivo da atuação em Serviço Social como sendo as expressões sociais do capitalismo. A Assistente Social também abordou a necessidade de construção coletiva da atuação, atentando que embora as leis e normativas estejam colocadas, carecem de espaço para que esta construção seja realizada coletivamente.

Para Psicóloga Paula M. Butture (CRP-08/12879) o debate foi bastante profícuo e esclareceu algumas das principais dúvidas observadas no cotidiano profissional, trazendo também a necessidade de aprofundar o debate, inclusive com sugestões de um novo evento que possa reunir os profissionais de Serviço Social e de Psicologia para uma construção conjunta.

O evento reuniu cerca de 60 participantes presentes no encontro, e 28 participantes que acompanharam a  transmissão on-line na Representação Setorial do Centro Ocidental, que após realizou uma roda de conversa e encaminhou a discussão a organização do evento.

O próximo encontro está previsto para o dia 04 de setembro de 2012, terá como tema a Avaliação Psicológica no contexto do SUAS e a atuação psicossocial.

Os encontros têm como objetivo a criação de um documento que aponte diretrizes para atuação do Psicólogo/a no SUAS no Paraná, que embora não esgote as possibilidades de discussão, pincelará as principais questões concernentes a este campo.

Mais informações: social@crppr.org.br

Rolar para cima