Guia de Orientação – Título de Especialista

Orientação da COF

Quais os requisitos para obter o Título de Especialista?

O Título Profissional de Especialista em Psicologia é concedido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio dos seus Conselhos Regionais. Para a obtenção do título, as(os) Psicólogas(os) devem estar inscritas(os) no Conselho Regional de Psicologia há pelo menos 2 (dois) anos e atender a um dos requisitos disposto na Resolução CFP nº 013/2007, a qual dispõe sobre normas e procedimentos para obtenção do título.

O Título Profissional de Especialista poderá ser concedido por aprovação em concurso de provas e títulos ou por conclusão de curso de especialização. Para a obtenção do título de especialista por conclusão de curso de especialização, o curso de pós-graduação deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), órgão da administração federal direta que tem como área de competência a política nacional de educação (a lista de cursos reconhecidos pode ser consultada aqui). A solicitação para obtenção de Título de Especialista passará por análise da Comissão  de Análise para concessão do Título profissional de Especialista.

O concurso de prova e títulos ocorre anualmente e o edital é lançado e divulgado no site do CFP. Para mais informações quanto a provas e títulos acesse o site do Conselho Federal de Psicologia.

Quantos Títulos de Especialista posso ter?

A(O) profissional de Psicologia poderá obter até 2 (dois) Títulos de Especialista. 

Quais são as especialidades para Psicólogas(os)?

As especialidades a serem concedidas são as seguintes:

I – Psicologia Escolar/Educacional;

II – Psicologia Organizacional e do Trabalho;

III – Psicologia de Trânsito;

IV – Psicologia Jurídica;

V – Psicologia do Esporte;

VI – Psicologia Clínica;

VII – Psicologia Hospitalar;

VIII – Psicopedagogia;

IX – Psicomotricidade;

X – Psicologia Social;

XI – Neuropsicologia;

XII – Psicologia em Saúde (Redação dada pela Resolução CFP nº 003/2016)

XIII – Avaliação Psicológica (Redação dada pela Resolução CFP nº 18/2019)

Leis e Resoluções Relacionadas

Resolução CFP nº 010/2005Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Resolução CFP Nº 013/2007  Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro. 

Resolução CFP nº 003/2022 institui condições para concessão e registro de psicóloga e psicólogo especialistas; reconhece as especialidades da psicologia e revoga as Resoluções CFP nº 13, de 14 de setembro de 2007, nº 3, de 5 de fevereiro de 2016, e nº 8, de 25 de abril de 2019. 

Resolução CFP nº 003/2016 altera a Resolução CFP nº 013/2007, que institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro.

Multimídia

Notícias sobre o assunto

Leia aqui o que já publicamos sobre o Título de Especialista.

Assuntos relacionados: