Notícia

Guia sobre álcool e outras drogas está disponível para consulta pública

Já está disponível para consulta na internet o Guia Estratégico de Cuidado em Álcool e Outras Drogas. O documento foi formulado para os profissionais de saúde que atendem usuários com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas nas Redes de Atenção de Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), sobretudo nos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A construção do Guia surgiu a partir do esforço conjunto entre a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CGMAD), a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (SENAD) diante das necessidades identificadas no acompanhamento dos territórios que estavam implantando os serviços para atendimento aos usuários de drogas. Além disso, as diretrizes apontadas em documentos internacionais para promoção, prevenção, tratamento e reabilitação social mereciam atenção. Somado a isso, consideramos as reflexões resultantes do Seminário Internacional de Especialistas que aconteceu em 2012 para identificar e discutir o estado da arte das atuais políticas de saúde para tratamento de drogas, em especial o crack e do Simpósio Internacional Sobre Drogas: da Coerção a Coesão (2013), ambos em Brasília, DF.

Os temas apresentados têm a intenção de qualificar a discussão de aspectos relacionados ao uso, abuso e dependência de drogas, proporcionando o suporte necessário para a gestão do cuidado, reconhecendo as diferenças individuais e atendendo as necessidades de cada pessoa que procurar os serviços de saúde. Pela variedade de temas envolvidos na construção do cuidado em álcool e outras drogas, um segundo volume já está sendo planejado para abordar temas como atendimento a crise, medicamentos, intervenções breves e situações de vulnerabilidade (gravidez de usuárias, infância e adolescência, família, entre outros).

A submissão deste material à Consulta Pública visa à ampliação do diálogo com outros os trabalhadores do SUS no tema de construção de atendimentos integrais que conjuguem diversos níveis de atenção e formas de acolhimento, vínculo e tratamento para usuários e familiares, favorecendo assim uma construção participativa e legítima.

O documento foi publicado no Diário Oficial da União, Consulta Pública nº 9, de 8 de setembro de 2015 – “Guia Estratégico de Cuidado em Álcool e Outras Drogas”, podendo ser acessado clicando aqui

O Guia ficará disponível para contribuições até o dia 25 de setembro de 2015. As contribuições devem ser feitas através do site indicado, através de um cadastro simplificado. Em caso de dificuldades técnicas, as contribuições poderão ser encaminhadas também através do e-mail guia.ad@saude.gov.br

Rolar para cima