Orientação da COF
Como é possível prestar serviços a pessoas que necessitam de atendimento em Libras?
A respeito da prestação do serviço de Psicologia a pessoas surdas, recomenda-se que a(o) Psicóloga(o) seja fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ainda, reitera-se o dever da(o) Psicóloga(o) estar capacitada(o) pessoal, teórica e tecnicamente para prestar este serviço, conforme Código de Ética do Profissional Psicólogo (Art. 1º, alínea b.).
Quando não há profissional fluente em Libras disponível para o atendimento. O que fazer?
Caso não haja profissional disponível para realizar tal serviço, deverá ser garantido o direito da(o) paciente aos atendimentos, mediante o auxílio de um(a) intérprete em Libras. Orientamos que, nesse caso, o intérprete assine um Termo de Compromisso, no qual se responsabilize pela manutenção do sigilo das informações a que tiver conhecimento em decorrência deste vínculo.
Salienta-se que a presença de uma terceira pessoa no setting terapêutico poderá trazer interferências negativas; desta forma, a(o) Psicóloga(o) deverá atentar-se ao manejo técnico diante de tal contexto para que seja oferecido um serviço de qualidade, pautado na técnica, na ética e na legislação profissional.
Sou fluente em Libras e desejo participar da lista de profissionais disponíveis para o atendimento. Como fazer?
O cadastramento de profissionais que atendem em Libras pode ser realizado a partir do preenchimento do formulário no link abaixo:
Preciso de atendimento em Libras. Como encontrar um(a) profissional para esse atendimento?
O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) disponibiliza em seu site uma lista de profissionais que atendem em Libras, disponível no endereço: https://crppr.org.br/lista-de-psicologasos-que-atendem-em-libras/
Leis e Resoluções Relacionadas
- RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05 – Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo.
- DECRETO Nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
Multimídia
Construindo Referências Técnicas e Éticas para Atendimento Clínico de Pessoas Surdas – CRP/SP
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