
A nova gestão do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), “Diálogo: em defesa da Psicologia”, tomou posse na última quinta-feira (26) – a cerimônia pública alusiva à posse aconteceu na sexta-feira (27) – iniciando um trabalho que se estenderá até setembro de 2022.
A gestão é composta por 30 conselheiras e conselheiros de diversas regiões do Estado e a diretoria é a primeira inteiramente feminina: Psic. Celia Mazza de Souza (CRP-08/02052) como Conselheira Presidenta; Psic. Ana Ligia Bragueto (CRP-08/08334) como Conselheira Vice-Presidenta; Psic. Renata Campos Mendonça (CRP-08/09371) como Conselheira Tesoureira e Psic. Angela Aline Haiduk Rosa (CRP-08/21752) como Conselheira Secretária.
No discurso de posse, a presidenta Célia Mazza de Souza (CRP-08/02052) destacou que o trabalho será realizado respeitando a pluralidade de ideias com o objetivo de “contribuir para as mudanças sociais na construção da democracia e de um mundo mais justo e solidário”. Segundo a recém-empossada, o grupo se empenhará para “construir uma Psicologia plural, democrática, laica, acolhedora, antirracista, com compromisso social e de defesa dos Direitos Humanos”.
Citando, ainda, um poema de Ralf Rickli – “Não queríamos lutar. Só queríamos o sol. Mas, como há quem queira nos manter no cinza, ir ao Sol tornou-se luta” –, Célia afirma: “Vivemos um momento desafiador, que exige a participação coletiva na defesa da profissão. Não vamos conseguir nada sozinhas e sozinhos, mas sim em diálogo”.
Vivemos um momento desafiador, que exige a participação coletiva na defesa da profissão. Não vamos conseguir nada sozinhas e sozinhos, mas sim em diálogo.
Psic. Celia Mazza de Souza, Conselheira Presidenta
A nova presidenta ainda deixou registrados agradecimentos à Comissão Regional Eleitoral e à equipe de trabalhadoras(es) do Conselho, que “trabalham com afinco para executar o que cada gestão orienta”. Célia também agradeceu a confiança depositada por meio do voto e reconheceu toda a trajetória de profissionais que “dedicaram seu tempo, saber e energia a esta autarquia e à sociedade em gestões anteriores”.
A cerimônia alusiva à posse contou com a presença de diversas(os) apoiadoras(es), que lembraram ainda a ex-presidenta do CRP-PR, Cleia Oliveira Cunha, por meio de uma foto e da expressão uníssona “Cleia, presente”.
Primeira plenária
No sábado, dia 28 de setembro, foi realizada a primeira reunião plenária da nova gestão, ocasião na qual a equipe técnica do CRP-PR apresentou informações importantes sobre o atual funcionamento da autarquia para embasar as decisões do novo plenário.
Uma das primeiras decisões aprovadas pelo plenário foi a revogação da Resolução CRP-08 nº 002/2014, que previa o pagamento de Jeton, um valor que remunerava conselheiras(os) efetivas(os) que participam de plenárias. Todo o grupo abriu mão destes pagamentos e a participação nas reuniões será voluntária (as demais atividades do CRP-PR já tinham este caráter e assim permanecem).
O grupo realizará ainda em 2019 mais três reuniões plenárias, na Sede de Curitiba, sempre abertas à participação da categoria: nos dias 12 de outubro, 09 de novembro e 07 de dezembro (sempre a partir das 09 horas). O calendário de 2020 ainda será definido e divulgado. Já o Planejamento Estratégico da gestão 2019-2022, base para as ações do triênio, será realizado nos dias 01 e 02 de novembro de 2019, em Curitiba.
“Este é um grupo aberto que quer dialogar com as diferenças e fazer os embates necessários”, resumiu a conselheira vice-presidenta, Ana Ligia Bragueto (CRP-08/08334), no encerramento da primeira plenária.
Este é um grupo aberto que quer dialogar com as diferenças e fazer os embates necessários.
Psic. Ana Ligia Bragueto (CRP-08/08334), Conselheira Vice-Presidenta