Notícia

Fórum debate estratégias de defesa dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes

Na última semana, Curitiba recebeu o encontro do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA/PR), que reuniu, nos dias 10 e 20 de julho, 120 participantes de 30 municípios paranaenses.  O evento contou com o apoio institucional do Conselho Regional de Psicologia e teve por objetivo debater estratégias de fortalecimento da sociedade civil na defesa dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes.

Na ocasião, houve a apresentação de um relatório de monitoramento dos direitos da criança e do adolescente elaborado pelo Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), além do lançamento da plataforma CADÊ Paraná, que agrega indicadores de áreas como educação, saúde, habitação, economia e demografia com recorte na faixa etária de 0 a 17 anos para contribuir com a qualificação das políticas de garantia de direitos desta população.

Os participantes elaboraram sugestões para o processo de avaliação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná, que estabelece as ações a serem desenvolvidas pelas Secretarias de Estado e outros órgãos até 2023 em relação aos cinco direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e ao fortalecimento das estruturas do Sistema de Garantia de Direitos.

A programação contou ainda com a construção de um planejamento definindo as questões prioritárias para atuação do Fórum nos próximos anos e com a eleição da nova coordenação para o período 2016-2018.

Nova coordenação 2016 – 2018 ficou composta pelas entidades Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares da Região Leste do Paraná (ACT Leste); Associação Paranaense de Cultura/Rede Marista de Solidariedade; Fundação Nosso Lar; Guarda Mirim de Foz do Iguaçu e Instituto Leonardo Murialdo (Epesmel).

 

DCA/PR

O Fórum DCA/PR é um espaço permanente e democrático da sociedade civil que tem como missão garantir a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, por meio da proposição, articulação e monitoramento das políticas públicas e da mobilização social. Instalado em 1992, é composto por entidades, coletivos, movimentos sociais e conselheiras(os) tutelares, que se organizam em Fóruns Regionais para dar capilaridade às ações.

O Encontro foi realizado em parceria com o Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a Associação de Pais e Mestres de Apoio ao Desenvolvimento Social (APMS), o Centro Marista de Defesa da Infância e a Sociedade Global e contou com apoio da Parafuso Educomunicação, do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), do Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi PR), do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus PR), da Itaipu Binacional e de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente que subsidiaram a viagem de participantes do interior do estado.

http://As ações do Fórum DCA/PR podem ser acompanhadas na página www.facebook.com/ForumDCAPR.

Rolar para cima