Notícia

Fórum de Psicologia Hospitalar reúne profissionais de diversas áreas

As práticas de Psicologia Hospitalar e suas implicações bioéticas serão abordadas em um evento no próximo sábado, dia 22 de novembro, na sede do CRP-PR, em Curitiba. O XIV Fórum de Psicologia Hospitalar contará com a participação de palestrantes Psicólogas(os) e também de outras áreas do conhecimento, o que traz outras visões à discussão do tema.

Vai participar do evento e quer saber um pouco mais sobre as(os) profissionais e suas formações? Confira quem estará presente no evento! 

Mario Antonio Sanches é doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST/IEPG), com tese na área de bioética. O trabalho é fruto de pesquisa com apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) no Instituto Kennedy de Ética na Universidade Georgetown, Washington, DC. Além disso, Sanches concluiu seu pós-doutorado em Bioética na Pontifícia Universidad de Comillas, Madrid. Atualmente é o diretor do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), também docente do Programa de Pós-Graduação em Teologia e líder do Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética.

O Psicólogo André Gugelmin Valente (CRP-08/15609) é graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente é pós-graduando no programa Saúde da Mulher pela mesma universidade. Realiza atendimentos embasados na teoria do Psicodrama nas enfermarias e em ambulatórios do hospital, com foco em gestação de risco e vítimas de violência sexual.

Rosires Pereira de Andrade é médica e doutora em Princípios da Cirurgia pela Faculdade Evangélica do Paraná. Atualmente é professora Titular de Reprodução Humana da UFPR, além de diretora do CEPEME-CERHFAC (Centro de Estudos e Pesquisas Médicas), onde desenvolve pesquisas com novos medicamentos. Coordena o setor de atenção às vítimas de violência sexual na Maternidade do Hospital de Clínicas de Curitiba.

A Psicóloga Claire Terezinha Lazzaretti (CRP-08/02440), doutora em Sociologia pela UFPR, foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar no biênio 2009 a 2011 e membro fundador e presidente do Centro de Estudos em Saúde Mental no Hospital Geral de 1996 a 2004. É especialista em Psicologia Clínica e Psicanálise, especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Psicóloga Clínica do Serviço de Psicologia do Hospital de Clínicas da UFPR.

Mary Rute Gomes Esperandio é pedagoga e Psicóloga, além de mestre e doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia. Atua como professora na PUC-PR na área de teologia, especialmente nos temas: espiritualidade e saúde, subjetividade contemporânea, processos de subjetivação, Psicologia da religião e aconselhamento espiritual.

Renata Oliveira Silveira é médica intensivista pediátrica da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Infantil Pequeno Príncipe em Curitiba/PR, atuando também como médica Coordenadora Técnica da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Infantil Waldemar Monastier em Campo Largo/PR.

Carla Corradi Perini é nutricionista, mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPR e doutora em Ciências da Saúde pela PUC-PR. Atualmente atua com decência no programa de nutrição da PUC-PR.

Claudia Nasser Fonseca (CRP-08/07697) é Psicóloga e especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP, além de pós-graduada em Psicologia Clínica pela UFPR. Atua como Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital São Vicente.

O médico José Mário Tupiná Machado é doutor em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente é professor de Geriatria da PUC-PR, responsável técnico pelo Lar dos Idosos do Tarumã, além de chefe do Serviço de Geriatria do Hospital Universitário Cajuru PUC-PR.

Rolar para cima