Notícia

Mensagem de final de ano do CRP-PR

Viramos uma folha no calendário, fechamos um ano de nossas vidas. Algo que pode parecer trivial, mas que carrega uma grande simbologia em muitas culturas. Vêm à tona as ideias de fechamento de ciclos, de renovação, de renascimento, que impactam tão profundamente em nossas emoções.

 

Se essas emoções já são difíceis para muitas pessoas todos os anos, neste em especial, em que tantos signos de morte, de perda e de falta atravessam nosso cotidiano em meio à pandemia, a época se torna ainda mais sensível. Foram tantos obituários pelos quais tivemos que passar para chegar a este “cartão de final de ano”.

 

Por isso fazemos um momento de silêncio em respeito às vítimas da Covid-19, de todo cenário de crise de nossa saúde pública. Nosso profundo respeito às mais de 183 mil famílias que se enlutam por suas perdas – nossas perdas, enquanto sociedade. Muito mais do que números, em cada vida uma singularidade, uma história.

 

Que este luto não seja escondido, negado, naturalizado. Que possamos elaborá-lo, transformando o luto em luta pela nossa vida cotidiana, para que possamos seguir em frente, vivas(os).

 

Nesse sentido, todo nosso reconhecimento às(aos) profissionais de Psicologia que muito se empenham no acolhimento dos sofrimentos que perpassam tantas existências neste momento difícil. Em especial àquelas(es) que atuam na dita linha de frente do cuidado no SUS e no SUAS, nos hospitais, nos consultórios na rua, na Rede de Atenção Psicossocial, entre tantos outros espaços fundamentais que precisamos sempre defender.

Um final de ano com esperança e um 2021 melhor para todas(os) nós.

 

Com afeto,

Conselho Regional de Psicologia do Paraná.