II Mostra Paranaense de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) | Londrina-PR

Informações

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) realizará a II Mostra Paranaense de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no dia 13 de junho, das 8h às 17h30, no Centros de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A segunda edição do evento mantém seu objetivo de trazer a apresentação de trabalhos acadêmicos e boas práticas no SUAS, atendendo à demanda da categoria pela realização deste espaço em outras regiões do Estado após o sucesso da primeira edição em Cascavel-PR. 

Considerando a relevância da Psicologia no SUAS e os desafios éticos, técnicos e políticos que se descortinam cotidianamente, este evento direcionado à categoria de profissionais de Psicologia tem por objetivo estabelecer reflexões sobre a atuação profissional de forma qualificada e eticamente comprometida. 

A atuação da Psicologia no SUAS é ampla e diversificada, abrangendo desde a avaliação e diagnóstico de necessidades sociais até o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e proteção social. Assim, a Mostra contribui para o fortalecimento da categoria profissional, a atualização da formação e a discussão de desafios da prática profissional, trazendo visibilidade e valorização da atuação para a nossa atuação. 

Durante o evento, os diálogos poderão também oportunizar discussões a respeito dos processos de precarização das condições e relações de trabalho, de modo a construir estratégias e encaminhamentos para contorná-los e enfrentá-los de maneira coletiva e organizada. Ainda, é uma excelente oportunidade para identificar as necessidades e demandas referentes à formação inicial, considerando que, passados quase 12 anos de aprovação da última Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS), os currículos dos cursos de Psicologia, em geral, ainda apresentam uma defasagem em relação à prática profissional no SUAS.

O evento prevê abordar, ainda, aspectos relacionados à relação entre o SUAS e o Sistema de Justiça, muitas vezes marcada por demandas equivocadamente encaminhadas aos serviços de proteção social dos municípios, as quais foram mapeadas pelo CRP-PR por meio de um formulário específico aberto à categoria.

Envio dos trabalhos

As inscrições para apresentação de trabalho serão guiadas pelo edital de abertura e devem ser realizadas até 22 de maio de 2025, pelo formulário disponível aqui. Podem enviar propostas profissionais de Psicologia com inscrição ativa no CRP-PR; no caso de trabalhos acadêmicos, ao menos uma pessoa psicóloga com inscrição ativa deverá constar como coautora

Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento e deverão ser contemplados em apenas um dos eixos temáticos: 

  • Eixo I – Relação do SUAS com o Judiciário: demandas do Sistema de Justiça ao SUAS e suas implicações ético-políticas na atuação de profissionais de Psicologia no contexto da Política de Assistência Social. Desafios no diálogo com agentes do Sistema de Justiça no que se refere às atribuições da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social. Relação entre o SUAS e o Sistema de Justiça: desafios e potencialidades para a formação profissional na Psicologia. Práticas exitosas no diálogo e construção de fluxos de informação e encaminhamentos ética e tecnicamente adequados.
  • Eixo II – Atuação profissional nos serviços tipificados do SUAS: identidade profissional de psis na Política de Assistência Social. Contribuições da Psicologia para a Política de Assistência Social. Potencialidades e desafios na atuação profissional em Psicologia nos âmbitos de Proteção Social delimitados na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Psicologia no SUAS: potencialidades e desafios para a formação profissional na Psicologia. Práticas exitosas de profissionais de Psicologia nos âmbitos de Proteção Social delimitados na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. 
  • Eixo III – Condições de trabalho no SUAS: realidades vivenciadas por profissionais de Psicologia em sua atuação no SUAS. Compromisso social da Psicologia e relações de poder. Contribuições da Psicologia na gestão de pessoas no contexto do SUAS. Psicologia, Gestão de Pessoas e Condições de trabalho no SUAS: potencialidades e desafios para a formação profissional na Psicologia. Práticas exitosas de profissionais de Psicologia na gestão de pessoas e gestão de conflitos no trabalho no contexto do SUAS.
  • Eixo IV – Articulação, mobilização e controle social: o lugar de profissionais de Psicologia nas instâncias de controle social. A Psicologia presente nos espaços de participação e controle social. Contribuições da Psicologia para a mobilização e participação de pessoas usuárias nas instâncias de controle social. Desafios e potencialidades para a atuação profissional em Psicologia no contexto do controle social. Psicologia e controle Social no SUAS: potencialidades e desafios para a formação profissional em Psicologia. 

Atenção: não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos/trabalhos após a conclusão da submissão para apreciação da Comissão Científica. Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão divulgados, no site do CRP-PR, até o dia 05 de junho de 2025.

Programação completa

08h às 08h30 – Credenciamento 

08h30 às 09h – Mesa de abertura institucional

09h30 às 12h – Mesa de debate 1: “A Psicologia no SUAS e o transbordamento da Justiça: (des)caminhos sobre o transbordamento do Judiciário e as possibilidades de construção de caminhos nos territórios”

12h às 13h30 – Intervalo

13h30 às 15h – Apresentação de trabalhos

15h15 às 15h30 – Intervalo

15h30 às 17h – Mesa de debate 2 – “A relação entre SUAS e Sistema de Justiça materializada na Comissão de Orientação e Fiscalização (COF): desafios técnicos e éticos”

17h às 17h30 – Mesa de encerramento

Serviço

II Mostra Paranaense de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Público: Profissionais de Psicologia e estudantes e Profissionais trabalhadores do SUAS

Data: 13 de junho de 2025

Horário: 8h às 17h30

Local: Centros de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Obs: o evento também será transmitido ao vivo pelo YouTube. 

Inscrições pelo formulário abaixo

plugins premium WordPress