I Seminário Virtual – Os Efeitos da Pandemia na Formação em Psicologia | ABEP

*Texto informado pela ABEP

A ABEP tem dedicado intenso trabalho de defesa da formação de qualidade em Psicologia, e nos últimos dois anos investiu seus esforços no processo de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia e no enfrentamento da educação a distância nos Cursos de Psicologia.

 

Em dezembro de 2019 o Conselho Nacional de Educação aprovou o Projeto de Resolução das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, que preserva os princípios e aspectos relevantes da proposta enviada àquele Conselho, que foi fruto de nosso processo democrático de construção.

 

Resta ainda a homologação do Projeto pelo Sr. Ministro da Educação, e nossa união, organização e força coletiva serão sem dúvida imprescindíveis nesse momento.

 

A EaD segue batendo às portas dos Cursos de Psicologia, a Portaria nº 2.177 de dezembro de 2019 ampliou para 40% a oferta de atividades a distância nos cursos de graduação presenciais do país, à exceção da Medicina. Temos uma árdua tarefa de enfrentamento desse decreto, de necessário diálogo com as IES e Cursos de Psicologia.

 

No contexto da pandemia da COVID19, que tomou a todos de assalto e nos obrigou a bruscas mudanças no modo como ensinamos e vivemos, preocupadas/os com as configurações e consequências para a formação em Psicologia do ensino remoto, em especial das práticas e estágios, notadamente a partir da Portaria MEC 544/2020, que autorizou até 31 de dezembro de 2020 a realização das atividades remotas no ensino superior, inclusive práticas e estágios, realizamos em colaboração com o CFP os Seminários Estaduais e Nacional sobre Estágios e Práticas emergenciais remotas, que resultaram na publicação do Documento de Recomendações sobre Práticas e Estágios Emergenciais em Psicologia.

 

Por meio do Parecer 15/2020, o CNE amplia agora a possibilidade das atividades remotas para todo o ano de 2021.

Aliam-se a esse quadro as tendências já em curso de precarização do trabalho docente, demissões em massa, substituição de supervisores por tutores, aquisição de plataformas para ampliação de atividades remotas e substituição de atividades presenciais, entre outras.

 

As políticas de expansão da EaD no ensino superior parecem cada vez mais evidentes, com sua consequente onda de precarização da formação, sobrecarga de trabalho e ataque às oportunidades de trabalho docente.

 

Mas esses desafios não nos desanimam. Ao contrário, nos impelem a mais ações, mais reflexões, a nos mantermos juntos na defesa da formação de qualidade em Psicologia e do trabalho digno para as/os docentes.

 

Com essa motivação e ânimo, organizamos o I Seminário Virtual ABEP.

 

Neste momento, é imprescindível que possamos refletir sobre as experiências de formação vivenciadas durante este ano, as boas práticas, os entraves, dificuldades e impossibilidades.

 

Assim como pensar nos desafios da prática docente, da relação trabalho/emprego, das demandas a supervisores e coordenações de curso.

 

Buscamos, assim, criar espaços de interlocução e visibilidade às vozes – muitas vezes não ouvidas – da comunidade acadêmica: docentes, estudantes, coordenações de curso.

 

Convidamos a todas e todos – psicólogas/os, docentes, estudantes e coordenadoras/es de Curso de Psicologia a participarem do nosso Seminário e compartilharem conosco suas preocupações, experiências e esperanças.

 

Neste momento, é imprescindível que possamos refletir sobre as experiências de formação vivenciadas durante este ano, as boas práticas, os entraves, dificuldades e impossibilidades.


Assim como pensar nos desafios da prática docente, da relação trabalho/emprego, das demandas a supervisores e coordenações de curso.

Buscamos, assim, criar espaços de interlocução e visibilidade às vozes – muitas vezes não ouvidas – da comunidade acadêmica: docentes, estudantes, coordenações de curso.


Convidamos a todas e todos – Psicólogas(os_, docentes, estudantes e coordenadoras/es de Curso de Psicologia a participarem do nosso Seminário e compartilharem conosco suas preocupações, experiências e esperanças.


Confira a programação completa aqui.

Mesa-redonda CRP-PR

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) vai participar do encontro com a mesa-redonda “Formação em Psicologia em tempos de pandemia: experiências”, que contará com as(os) profissionais Alessandro Antonio Scaduto (CRP-08/24916), professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ana Priscilla Christiano (CRP-08/08831), professora da PUCPR Londrina, e Ronaldo Adriano Alves dos Santos (CRP-08/17591), professor da PUCPR Toledo.

 

A mesa tem como objetivo dialogar sobre as diferentes perspectivas de instituições de ensino superior públicas e privadas na escuta, acolhida e atendimento a estudantes de Psicologia no contexto do ensino emergencial remoto em decorrência da pandemia.

Serviço:

Data: de 18 a 21 de novembro de 2020

Local: Online

Mais informações: Haverá emissão de certificados para todos participantes inscritos, bem como aos que apresentarem trabalhos ou participarem de mesas.

Inscrições aqui!

Rolar para cima