Será realizado em Curitiba-PR, no dia 12 de novembro, a partir das 8h30, o Seminário Estadual Orfandade e Direitos no Estado do Paraná, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O encontro reúne três mesas para discutir aspectos da orfandade e ações para a proteção das crianças, adolescentes e suas famílias.
As discussões acerca da orfandade são destinadas a profissionais e ativistas de políticas públicas que tenham engajamento com a temática e trabalhem em prol da defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Paraná.
O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) faz parte da equipe de organização do seminário em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná, a Assembleia Legislativa do Paraná (por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência), o Ministério Público do Paraná (MPPR), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), a Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Paraná (Acteep-pr), o Fórum Colegiado Nacional dos Conselheiros Tutelares (Fcnct/pr), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR), o Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS-PR), Conselho Estadual de Saúde do Paraná e Governo do Estado do Paraná, por meio das secretarias de Segurança Pública, Secretaria de Saúde e Secretaria do Desenvolvimento Social e Família.
O CRP-PR será representado pelo conselheiro Sérgio Bezerra Pinto Júnior (CRP 08/26037) e pela pela coordenadora da récem-criada Comissão da Criança e do Adolescênte, Fernanda de Araujo Stresser (CRP-08/20147).
A coordenadora da nova comissão conta que o estado do Paraná vem se destacando no contexto pós-pandêmico na disponibilização de recursos financeiros para as pessoas em situação de orfandade. No entanto, enfatiza que em relação às políticas públicas são necessários mais avanços, apontando a importância do cuidado psicológico, uma vez que dentro dessa realidade existe o contexto do luto, fator que solicita proteção integral por parte das autoridades.
A realização do seminário é uma estratégia para levantar dados e construir uma carta-compromisso que deve ser levada para conhecimento no Seminário Nacional, a fim de indicar ações públicas aos órgãos responsáveis pelo cuidado dessa população.
Confira a programação
8h30 – 9h30 | Recepção, credenciamento e café |
9h30 -10h30 | Mesa solene de abertura |
10h30 – 12h00 | Mesa 1 – Orfandade como desproteção social |
13h – 14h30 | Mesa 2 – Ações e Proteções às Crianças e Adolescentes em Orfandade e suas famílias |
14h45 – 15h30 | Mesa 3 – O controle social nas Ações e Proteções às Crianças e Adolescentes em Orfandade e suas famílias |
15h30 – 16h30 | Declaração da carta de compromissos dos participantes do seminário e encerramento |
Serviço:
Data: 12 de novembro de 2024
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná
Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Curitiba – PR – 80.530-911
Inscrições disponíveis no link: http://bit.ly/4fahPGJ