Novas faces do feminino e masculino no mundo contemporâneo

01
Apr
20h
00
Curitiba
Teatro do Santa – Marista Santa Maria

Informações

O CRP-PR, em parceria com a Editora Papirus e Daruma Produções, convida para o evento Novas faces do feminino e masculino no mundo contemporâneo, no qual a psicanalista Maria Homem de Melo promove um debate sobre o livro “Coisa de menina?: Uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo”. A obra recria uma conversa da autora com o também psicanalista Contardo Calligaris acerca de temáticas relacionadas a discussões de gênero que envolvem o universo feminino. 

Segundo Maria Homem, que contou em entrevista exclusiva ao CRP-PR, a ideia de uma conversa sobre o feminino com um homem surgiu da intenção de trazer um diferente ponto de vista para o debate. Sobre a escolha de Calligaris, escritor psicanalista italiano radicado no Brasil que faleceu em 2021 aos 72 anos, ela conta: “Pensamos: por que não ousar e chamar um interlocutor que seja surpreendente no debate, mas que possa fazer o debate ser mais rico para ser marcada a alteridade?”

O livro publicado em 2019 traz, ao longo de 128 páginas, um bate-papo que nos leva a conhecer mais sobre os estereótipos que moldam nossa sociedade, em especial os tangentes à realidade feminina como a culpa em sentir desejo, o contexto histórico que instaurou uma visão negativa da mulher, a maternidade e seus tabus, entre outros.

Após adiamento da data original, em 2020, devido à pandemia e também ao posterior falecimento do coautor da obra, Contardo Calligaris, o evento acontecerá em 1º de abril de 2022, a partir das 20h, no Teatro do Santa – Marista Santa Maria, em Curitiba, Paraná. 

 

Serviço

Local: Teatro do Santa – Marista Santa Maria

Data: 01/04/2022 

Horário: 20h

Ingressos à venda pelo Disk Ingressos

*Psicólogas(os) registradas(os) no CRP-PR ganham 50% de desconto no ingresso