III Semana da Pessoa com Síndrome de Down de Foz do Iguaçu

21
Mar
19h
00
Online
Youtube

Informações

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) convida para a 3º Semana da Pessoa com Síndrome de Down.

O evento será realizado de forma remota entre os dias 21 a 25 de março de 2022, contando com palestras sobre temas e questões necessárias para o debate público, especialmente o direito à Educação Inclusiva.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há por volta de 300 mil brasileiras(os) com Síndrome de Down no país. No mundo, anualmente cerca de 2 a 5 mil crianças nascem com a condição.

Com uma considerável parcela da sociedade diagnosticada com a Síndrome de Down, a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down tem como objetivo aumentar a compreensão de familiares, educadorasa(es), profissionais de saúde e da população em geral sobre os direitos à educação, à saúde, à qualidade de vida, ao trabalho e o combate ao preconceito em relação às pessoas com Síndrome de Down.

Sendo uma atividade de extensão realizada pelas(os) docentes da UNILA, o evento é aberto a qualquer pessoa interessada e será transmitido pelo Youtube as(os) inscritas(os) receberão um e-mail com as orientações para acesso à sala virtual. Para o recebimento do certificado, é necessária a realização da inscrição e assinatura na lista de presença em cada mesa do evento. 

Veja abaixo a programação do evento:

21/03/2022 (segunda-feira) – Palestra: “A Escola que queremos ser: das políticas públicas a efetiva inclusão escolar das pessoas com deficiência.” – Marinalva Oliveira – UFRJ.

22/03/2022 (terça-feira) – Palestra: “Diversidade-Diferença e Inclusão” – Maria Teresa Mantoan – LEPED/UNICAMP.

23/03/2022 (quarta-feira) – Palestra: “Desafios e possibilidades no processo de inclusão escolar do aluno com Síndrome de Down” – Vera Lúcia Capellini – UNESP/Bauru

24/03/2022 (quinta-feira) – Palestra: “O papel de cada um na construção de um sistema educacional inclusivo” – Meire Cavalcante – LEPED/UNICAMP

25/03/2022 (sexta-feira) – Palestra: “Transição da Escola Especial para Educação Inclusiva do Instituto Jô Clemente ( Antiga APAE DE SÃO PAULO) e práticas educacionais inclusivas.” Roseli Olher – Instituto Jô Clemente.

Serviços:

Data: 21 a 25 de março 

Horário: 19h às 21h

Plataforma: youtube.com/channel

Inscrições pelo link: sig.unila.edu.br

Saiba mais sobre o evento em: portal.unila.edu.br