Notícia

Eventos do mês da Psicologia movimentam cidades do Paraná

Desde o início do mês, diversas cidades do Paraná estão promovendo atividades em comemoração ao Dia da(o) Psicóloga(o), que acontece no dia 27 de agosto.

Em Sertaneja, município na região de Londrina, a Comissão de Psicologia na Assistência Social promoveu uma atividade para debater questões relacionadas à atuação das(os) profissionais neste contexto.

Já em Umuarama, a reunião de profissionais e estudantes foi para assistir ao filme “Holocausto Brasileiro” e, posteriormente, fazer um debate à luz da Psicologia. O documentário conta a história do genocídio promovido no Hospital Psiquiátrico de Barbacena, em Minas Gerais.

 

Psicocine em Umuarama

 

Curitiba

Fórum reuniu representantes de IES em Curitiba

 

Para fechar a semana, na sexta-feira (11), dois eventos movimentaram a Sede do CRP-PR, em Curitiba. Durante o dia, Coordenadores de Curso, Professores de Ética e Responsáveis Técnicos dos Serviços-Escola se reuniram em dois momentos: pela manhã, ouviram a palestra da Psicóloga Raquel Guzzo (disponível aqui), que falou sobre o ensino da Psicologia e seus desafios; à tarde, cada grupo se reuniu separadamente para debater as questões que afetam o dia a dia das universidades.

“Este encontro é fundamental porque existem muitas dificuldades e os responsáveis pelos Serviços-Escola, por mais que tentem fazer o melhor possível, às vezes ficam com muitas dúvidas. E quando nos juntamos, vemos que as dúvidas às vezes são as mesmas” diz a Psicóloga e Conselheira Mari Angela Calderari (CRP-08-01374), que coordenou o Fórum de Responsáveis Técnicos.

Ela explica que participou de outros encontros anteriormente, e que as dificuldades trazidas em outros momentos foram superadas. “No início, as dúvidas eram sobre a própria constituição de um serviço. Agora, isso já está colocado em um material que elaboramos e as dúvidas são, por exemplo, sobre elaboração de documentos”, conta.

 

Psicanálise

À noite, o auditório principal da Sede recebeu o Psicanalista Marco Antônio Coutinho Jorge para uma palestra sobre os fundamentos da Psicanálise. Autor de diversos livros, entre eles os três volumes de “Fundamentos da Psicanálise: de Freud a Lacan”, Jorge fez uma explanação sobre diversos conceitos e despertou o interesse dos presentes, que fizeram perguntas e trouxeram a Psicanálise para mais perto do CRP-PR. Ao final, o autor autografou alguns exemplares do terceiro volume do seu livro.

Psicanalista Marco Antônio Coutinho Jorge palestrou e lançou o terceiro volume do seu livro “Fundamentos da Psicanálise: de Freud a Lacan”

 

Para ver todas as fotos dos eventos, acesse nosso Banco de Imagens!

Rolar para cima