Pesquisar
Close this search box.

Roda de conversa | “Luta Antimanicomial e desafios do “SUS Real” 

descrição da imagem: texto: comissão de estudantes, quando 15 de maio, horário 19h às 21h, Luta Antimanicomial e desafios do “SUS REAL”, centro universitário Metropolitano de Maringá, Av. Virgílio Manília, 22.260 - Jardim Ouro Cola, Maringá - PR. Imagem: símbolo do SUS ao fundo, linhas em espiral no canto superior esquerdo, círculo azul no canto superior direito, círculo azul claro e escuro no canto inferior esquerdo e espirais no canto inferior direito.
15
May
19h
00
Maringá – PR
Centro Universitário Metropolitano de Maringá – Unifamma
Av. Virgílio Manília, 22.260 – Jardim Ouro Cola

Informações

No dia 15 de maio, a Comissão de Estudantes do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) realiza, no Centro Universitário Metropolitano de Maringá (localizado na Av. Virgílio Manília, 22.260, Jardim Ouro Cola), uma roda de conversa sobre a luta antimanicomial e os desafios de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com início às 19h, o encontro reúne estudantes e profissionais da Psicologia. 

Para promover trocas e diálogos entre participantes, o psicólogo Mário Seto Takeguma Junior (CRP-08/18972) mediará os debates sobre o tema, trazendo a relação entre a luta antimanicomial e o SUS Real, “conceito que enfatiza a importância do aprendizado contínuo, da prática baseada em evidências, da ética profissional, do trabalho em equipe e do compromisso com a saúde mental e a justiça social”. 

O profissional destaca que a dicotomia entre as teorias e a prática no SUS é um desafio, especialmente para estudantes. “Eu tento ser um guia, ajudando estudantes a entender as nuances do sistema e a importância de adaptar o que aprenderam às necessidades reais dos usuários e às possibilidades do Sistema Único de Saúde e também das outras políticas públicas”, afirma, sublinhando a importância da humanização do SUS e a relação da saúde com diversas outras áreas, como educação e assistência social, esporte, cultura, entre outras, com a atuação psi. 

Com vasta experiência na saúde pública, Mário elenca pontos que demandam atenção no SUS, com destaque para a necessidade de ampliação dos serviços comunitários e dos equipamentos para cuidado de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas, além da infância, bem como implementação de CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) em municípios com menos de 15 mil habitantes. “Também percebo a necessidade constante de educação contínua para profissionais de saúde e a integração das políticas públicas. A saúde mental deve estar no centro de diversas iniciativas, desde a educação até o esporte, para realmente mudarmos a situação atual.”

Trancar não é cuidado: diga não ao manicômio disfarçado

Todo o mês de maio reforça a importância do engajamento da categoria em torno do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado em 18 de maio. Em sua campanha anual alusiva à data, o CRP-PR levanta pautas sobre o cuidado humanizado em saúde mental, reforçando  a importância da reforma psiquiátrica brasileira e do fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e do SUS. A psicóloga e coordenadora da Comissão de Estudantes, Andressa Pires Martins Santana (CRP 08/16324), afirma que “essa ação busca orientar estudantes e profissionais para não reproduzirem práticas de aprisionamento e encarceramento”, referindo-se às práticas manicomiais, que ainda hoje persistem em variadas formas.

A busca pela democratização do acesso ao cuidado adequado na saúde pública deve ser um compromisso de profissionais de Psicologia.  A luta para que os manicômios disfarçados sejam evitados faz parte dessa orientação a fim de ampliar as percepções de estudantes e profissionais sobre a temática. Por esse motivo, a troca entre diferentes profissionais busca ambientar e preparar toda a categoria para a atuação nessas redes, a fim de que sempre prezem pelos direitos humanos de todas as pessoas. 

Desculpe! Este formulário não existe mais.

Serviço 

Data: 15/05/2024

Horário: 19h às 21h

Cidade: Maringá-PR

Local: Centro Universitário Metropolitano de Maringá – Unifamma

Endereço: Av. Virgílio Manília, 22.260 – Jardim Ouro Cola

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.