Reunião Temática do Núcleo PcD | Cultura de institucionalização de pessoas com deficiência

26
May
19h
00
Online
Plataforma Zoom

Informações

O Núcleo de Pessoas com Deficiência (Núcleo PcD) da Comissão de Direitos Humanos do Conselho de Psicologia do Paraná (CRP-PR) convida para a Reunião Temática “Cultura de institucionalização de pessoas com deficiência”, que será realizada no dia 26 de maio, às 19h, no formato online pela plataforma Zoom.

A atividade, que contará com a presença de intérprete de libras, tem como objetivo a difusão de informações em prol da melhora na qualidade dos atendimentos psicológicos às pessoas com deficiência, além do debate sobre como é possível construir uma rede de atendimentos mais inclusiva e acessível a esse público.

Segundo a Psicóloga Fernanda Costa Peixoto Primo (CRP-08/12328), coordenadora do Núcleo PcD, a reunião busca discutir a política de acolhimento institucional de pessoas com deficiência sob uma análise crítica em vista de seus direitos humanos.

O acolhimento institucional é uma medida protetiva acessada por pessoas com deficiência em casos de extrema necessidade para garantia de sua integridade física e mental. Ainda assim, traz consigo a marca de uma violação de direito na retirada do sujeito da convivência familiar e comunitária. 

Para o enriquecimento do debate sobre a cultura capacitista e suas formas de exclusão, a reunião terá a participação das palestrantes: Psicóloga Larissa Schelbauer (CRP-08/19051), Assistente Social Tatiana da Silva Lopes (CRESS 11335) e a Chefe da Divisão da Proteção Especial de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Edinalva Severo, atuantes na política de proteção social de alta complexidade na Prefeitura de Foz do Iguaçu.

*O link de participação será enviado por e-mail

Serviço

Data: 26 de maio de 2022

Horário: 19h 

Local: Online (Zoom)