Psicologias e Necropolíticas: subjetividades atravessadas pelo racismo e desigualdades no Brasil I Seminário Regional CREPOP & III Forum de Representantes do Controle Social

13
May
19h
00
Online
Facebook, YouTube e Twitter

Informações

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) promove o I Seminário Regional Crepop e III Forum de Representantes do Controle Social, com o tema “Psicologias e Necropolíticas: subjetividades atravessadas pelo racismo e desigualdades no Brasil”.

O evento online discutirá temas relacionados às representações sociais das(dos) negras(os) no Brasil, política de drogas, saúde mental e racismo no país.

O seminário acontecerá em três ocasiões nos dias 29 de abril, 06 e 13 de maio e contará com a presença de pesquisadoras(es) e especialistas da área.

A terceira e última etapa do I Seminário Regional CREPOP e III Fórum de Representantes do Controle Social, contará com a presença e mediação do conselheiro XIV Plenário, um dos responsáveis pelo Crepop no CRP-PR e colaborador da Comissão Étnico-Racial do CRP-PR, Psic. Ramon Andrade Ferreira (CRP-08/28114).

A roda de conversa que finaliza o evento traz o debate “É o meu lugar de fala?” e terá como base as Referências Técnicas de Relações Raciais do CREPOP . Recomenda-se a leitura prévia do material para melhor aproveitamento do debate.

O encontro acontece nesta quinta-feira (13 de maio), às 19h, pela plataforma Google Meet, com emissão de certificado! Inscreva-se abaixo, até o dia 12/05 às 12h!

Programação completa do I Seminário Regional CREPOP & III Forum de Representantes do Controle Social
Psicologias e Necropolíticas: subjetividades atravessadas pelo racismo e desigualdades no Brasil

 

Live: Tem Racismo no Brasil?

• 29/04/2021 | 19h | YouTube

Racismo, formação social brasileira e expressões na saúde

Modernidade, colonialidade, eurocentrismo, epistemicídio e necropolítica: racialização das relações sociais e universalismo (branquitude). Racismo como ideologia. Racismo científico e o mito da democracia racial no Brasil. Interlocuções com a Psicologia a partir das contribuições de teóricos como Achille Mbembe e Frantz Fanon.

• Genocídio Antinegro e as implicações com a Psicologia.

Representações sociais do negro no Brasil, sistema penal, extermínio físico e subjetivo, superencarceramento do povo negro. Resistências ao genocídio por parte do movimento negro brasileiro. Qual a relação da Psicologia com o Abolicionismo penal e a Criminologia crítica? Qual a contribuição da Psicologia na resistência a esse genocídio?

Convidadas(os):

Psic. Thais Rodrigues dos Santos (CRP-08/23443) [Mediação]
Psic. Paulo Vitor Palma Navasconi (CRP-08/25820)
Psic. Daniel Fauth Washington Martins (CRP-08/30338)

O evento contará com intérprete de Libras. A participação rende certificado e haverá lista de presença ao vivo para certificação.

Live: O preto é descartável no Brasil?

• 06/05/2021 | 19h | YouTube

 • Saúde mental e racismo: política de drogas e genocídio da negritude Necropolítica.

Clínica do trauma e sofrimento colonial, saúde mental, produções de subjetividades atravessadas pelo racismo, determinação socio racial da saúde e interseccionalidade com outros marcadores (classe, gênero etc). Suicídio. Uso de drogas e políticas públicas. Criminalidade/periculosidade/loucura.

• Política de drogas e racismo no Brasil.

Antiproibicionismo/Legalização das Drogas. Política de Redução de danos. Política de Drogas e Mulheres/LGBTI. A guerra às drogas como dispositivo racista de genocídio da população negra (e sua perspectiva histórica). Política Nacional de Drogas, repressão e genocídio do estado. Políticas Públicas. Relação entre luta antiproibicionista e luta antimanicomial. Contribuições à Psicologia.

 

Convidadas(os):

Psic. Rosiane Martins de Souza (CRP-08/14328) [mediação]
Psic. Ramon Andrade Ferreira (CRP-08/28114)
        Matuzza Sankofa

O evento contará com intérprete de Libras. A participação rende certificado e haverá lista de presença ao vivo para certificação.

Roda de Conversa: “É o meu lugar de fala?”

13/05/2021  | 19h | Google Meet

Para participar da roda de conversa, as inscrições devem ser feitas pelo botão abaixo!

*O debate terá como base as Referências Técnicas de Relações Raciais do CREPOP, disponível para consulta aqui. Recomenda-se a leitura prévia do material para melhor aproveitamento do debate.

Convidado:
Conselheiro Psic. Ramon Andrade Ferreira (CRP-08/28114)

Serviço:

Dias: 29/04, 06/05 e 13/05

Horário: 19h

Inscrições para a roda de conversa abaixo!

Inscrições encerradas!