O estudo da relação entre a religiosidade e as subjetividades humanas é relativamente recente no Brasil, mas há um grupo crescente de Psicólogas(os) investigando estes aspectos e seus impactos. Ter ou não uma religião, acreditar ou não em fenômenos que vão além do material – como as experiências anômalas, por exemplo – são fatores que podem influenciar sobremaneira a forma como as pessoas se relacionam consigo mesmas, com outras e com seu entorno social.
Para debater este tema com especialistas, o Grupo Interdisciplinar de Psicologia Anomalística e da Religião (GIEPAR) do CRP-PR promove a live “Psicologia Anomalística e da Religião e a Formação Profissional em Psicologia”.
O evento contará com a participação das lideranças nacionais da área, Dra. Fatima Regina Machado e Dr. Wellington Zangari, do “InterPsi – Laboratório de Estudos Psicossociais: crença, subjetividade, cultura & saúde” da Universidade de São Paulo (USP). A mediação será feita pelo Psicólogo Fábio Eduardo da Silva (CRP-08/13866), coordenador da Comissão Especial de Psicologia Anomalística e da Religião do CRP-PR.
Participe do evento no dia 21 de setembro, às 19h, pelas redes sociais do CRP-PR (YouTube, Facebook e Twitter).
Conheça as(os) convidadas(os):
Fatima Regina Machado | Doutora em Psicologia Social pela USP e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Realizou estágio pós-doutoral (PNPD-CAPES) no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião (CRE) da PUC-SP, área de concentração: Estudos Empíricos da Religião; linha de pesquisa: Comportamentos e Representações Religiosas. É docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. É pesquisadora do Laboratório de Psicologia Social da Religião e co-coordenadora (segunda líder) e diretora científica do InterPsi – Laboratório de Estudos Psicossociais “Crença, Subjetividade, Cultura e Saúde. Co-coordenadora do Núcleo Clínico do Inter Psi – USP, com expertise no manejo clínico de experiências anômalas/religiosas. Membro do Grupo de Trabalho “Psicologia & Religião” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Wellington Zangari | Possui mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Psicologia Social pela USP (2006) com estágio na Division of Personality Studies (University of Virginia). Professor Doutor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP, com dedicação exclusiva à docência e à pesquisa. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Segundo líder do Laboratório de Psicologia Social da Religião e Coordenador do InterPsi – Laboratório de Estudos Psicossociais: crença, subjetividade, cultura & Saúde, ambos inscritos no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e ligados ao Depto. de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Estudos – Ci.Cress: Ciência, Crença, Sentido e Saúde, do Instituto de Estudos Avançados da USP. Membro do Editorial Board do International Journal for the Psychology of Religion. Fundador e co-coordenador da Rede Brasileira de Ciência, Crença e Saúde.
Serviço:
Data: 21 de setembro de 2021
Horário: 19h
Plataformas: YouTube, Facebook e Twitter
Atenção: Este evento não tem por objetivo induzir a qualquer religião ou crença, o que é vedado pelo Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o). Reconhecemos que à Psicologia não cabe este lugar, tampouco às(aos) profissionais. Trata-se, no entanto, de se reconhecer a religiosidade como dimensão da subjetividade humana e promover este debate isento de qualquer viés ideológico.