Meu paciente/minha paciente quer cometer suicídio. E agora?

25
Jul
18h
30
Curitiba
Sede CRP-PR
Av. São José, 699 – Cristo Rei

Informações

A cada 40 segundos o suicídio é a causa de uma morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No total, são cerca de 883 mil casos a cada ano. A importância e a emergência da discussão do tema no contexto brasileiro também podem ser analisadas a partir de dados: o país se encontrava na oitava posição dos países com maior número de suicídios em 2014, em ranking publicado pela OMS. Além disso, houve um aumento de quase 10% entre 2002 e 2014, de acordo com o Mapa da Violência de 2017.

Para discutir esse assunto, também é importante ressaltar que a população que possui maior chance de cometer suicídio no país são os jovens negros entre os 10 e 29 anos. No ano de 2015, essa foi a quarta maior causa de morte dessa faixa etária, segundo dados do Ministério da Saúde.

Diversas medidas podem ser tomadas neste sentido, como acolhimento psicológico, a difusão de informações sobre sinais de risco do suicídio e o fortalecimento de redes de atendimento.

Assim, a mesa-redonda contará com debates de convidados especialistas no tema e buscará promover discussões acerca das possíveis intervenções psicológicas para prevenção e manejo do suicídio, além de possibilitar a reflexão sobre os marcadores de gênero, sexualidade e raça para compreender as singularidades da questão em cada segmento social.

ATENÇÃO: As vagas presenciais para assistir ao evento no anfiteatro (local da mesa-redonda) e na sala paralela estão esgotadas, em função do número de lugares disponíveis. 

Haverá transmissão online simultânea do evento pelo canal do CRP-PR no Youtube. 

No dia do evento, as vagas em ambos os espaços serão disponibilizadas em caso de desistências, por ordem de chegada.

*Será disponibilizado certificado apenas para aqueles que estiveram presencialmente no evento, no anfiteatro ou na sala de transmissão paralela. 

Programação:

18h30 – Credenciamento
19h – Abertura
19h15 – Mesa-redonda “Meu paciente/minha paciente quer cometer suicídio. E agora?”

• Psic. Camila Cortellete Pereira da Silva (CRP-08/19943) 
• Psic. Paulo Vitor Palma Navasconi (CRP-08/25820)
• Psic. Luzia Carmem de Oliveira (CRP-08/15038)

20h45 – Lançamento do livro ““Vida, adoecimento e suicídio” de Paulo Vitor Palma Navasconi (CRP-08/25820)
21h15 – Encerramento