Pesquisar
Close this search box.

Mesa-redonda | Política, Território e Saúde Mental (Londrina)

Mesa-redonda Política, Território e Saúde Mental. Sede do CRP-PR em Londrina. Rua Senador Souza Naves, 626, Sala 07, Térreo, Centro, Londrina-PR. 03 de maio, 19h30. Fundo é verde, com desenhos circulares irregulares e imagem de mãos em punho, ambas em sobreposição. Logo do CRP-PR.
03
May
19h
30
Londrina
Sede CRP-PR
Rua Senador Souza Naves, 626, Sala 07, Térreo, Centro

Informações

A interseção entre política, território e saúde mental é um campo de estudo e práticas que se apropria de como o conjunto político e de território geográfico afetam a saúde mental das pessoas. Ao trabalhar as questões de corpo-território, e experimentando as cosmopercepções, é possível expandir nossa concepção de mundo, algo que vem crescendo nos estudos afroindígenas brasileiros. 

A mesa-redonda “Política, Território e Saúde Mental”, promovida pela Comissão Permanente Étnico-Racial do CRP-PR, traz a proposta de pensar o território, as organizações políticas e seus atravessamentos para a saúde mental. Com mediação da psicóloga vice-presidenta do  Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), Rosiane Martins de Souza (CRP-08/14328), as atividades contarão ainda com a presença de José Miguel Silva Ocanto, colaborador da Comissão de Orientação em Psicologia e Migração do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), além dos historiadores mestrandos da Unespar Matias Eduardo Chimbalandongo e Albano Dias Malundo

“Na América Latina o território é lido frequentemente no diálogo com os movimentos sociais, suas identidades e seu uso como instrumento de luta e de transformação social, na defesa da própria vida. Neste sentido, surge o conceito de corpo-território pelos povos originários e terra como corpo. Entendo que é fundamental compreender tais conceitos decoloniais, pois a saúde mental se constrói no corpo político/território/terra/vida”, explica a presidenta da instituição, psicóloga Griziele Martins Feitosa (CRP-08/09153), ao explanar sobre a importância do evento. 

Os encontros, que serão realizados em duas etapas nos dias 02 e 03 de maio nas cidades de Campo Mourão e Londrina, respectivamente, marcam e iniciam as propostas do CRP-PR sobre a Luta Antimanicomial (em sua anual campanha alusiva ao 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial), e antecipam os eventos preparatórios para o COREPSI (Congresso Regional da Psicologia) em uma perspectiva decolonial.

Serviço

Mesa-redonda | Política, Território e Saúde Mental

Londrina

Data: 03 de maio de 2024

Horário: 19h30

Local: Sede do CRP-PR em Londrina

Endereço:  Rua Senador Souza Naves, 626, Sala 07, Térreo, Centro, Londrina-PR

Desculpe! Este formulário não existe mais.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.