Pesquisar
Close this search box.

Mesa-redonda: Encruzilhadas da Psicologia interseccional transvestigênere

27
Jan
19h
00
Curitiba
Sede CRP-PR Curitiba
Av. São José, 699, Cristo Rei

Informações

O Janeiro Lilás e, mais especificamente, o Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro) trazem à tona um debate ao qual a Psicologia não pode se furtar; afinal, se estamos falando de pessoas que sofrem intensos processos de marginalização e violências, com consequências negativas para suas subjetividades e saúde mental, é preciso que a profissão evolua para acolher estas demandas, cada vez mais evidentes em nossa sociedade.  

O debate, no âmbito do Sistema Conselhos, não vem de hoje: em 2023, celebramos os cinco anos desde o lançamento da Resolução CFP nº 01 de 29 de janeiro de 2018, que estabelece as normas de atuação para psicólogas(os,ues) em relação às pessoas transexuais e travestis. A Psicologia como ciência e profissão é orientada por um Código de Ética que estabelece que a pessoa atendida por qualquer profissional deve ser respeitada em todos os sentidos, o que inclui sua raça, orientação sexual e identidade de gênero, conforme sua autodeterminação. Experiências trans são potências de identidades de gênero que desmontam as normativas coloniais, cisgêneras e heterossexuais. 

Este é um momento histórico para o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), que conta com a primeira gestão em que uma pessoa trans e uma não binária compõem o plenário, em um país no qual poucas pessoas não cisgêneras conseguem acessar e concluir uma graduação. É neste contexto que a mesa-redonda “Encruzilhadas da Psicologia interseccional transvestigênere” proporcionará um espaço de compartilhamento de experiências práticas e formativas de pessoas trans da área da Psicologia, com a presença de diversas(os/es) profissionais com vivências relacionadas ao tema. Na mesma ocasião, haverá o lançamento do Núcleo Transcentrado no âmbito da Comissão de Direitos Humanos, trazendo ainda mais visibilidade ao debate das diferentes orientações sexuais e identidades de gênero na prática da Psicologia. 

O evento, que será realizado no dia 27 de janeiro de 2023, a partir das 19 horas, na sede Curitiba (Av. São José, 699, Cristo Rei) – com transmissão online e posterior disponibilização do vídeo em plataforma online, além de intérprete de Libras – é destinado a qualquer pessoa interessada. As vagas presenciais serão limitadas à capacidade do local, mediante inscrição no botão abaixo. A participação online não requer inscrição e será disponibilizada em nosso canal do YouTube. Haverá emissão de certificado para as pessoas inscritas.

Programação

19h | Abertura com psic. Matheo Bernardino (CRP-08/25791), transhomem, psicólogo clínico, mestre em Psicologia pela UFPR, conselheiro do XV Plenário do CRP-PR, palestrante e professor; 

19h15 às 20h30 | Falas de palestrantes convidadas(os/es): 

  • Helena Vicente: ativista, estudante de psicologia na Universidade Federal do Paraná, pesquisadora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UFPR e integrante do Instituto Internacional Arayara;
  • Psic. Thainã Eloá Silva Dionísio (CRP-08/26927): Graduado (2018) em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre (2021) pela mesma instituição em Análise do Comportamento, com pesquisa voltada para questões de violência relacionadas à diversidade de gênero e sexualidade. Atualmente atua na área de Psicologia Clínica;
  • Psic. Gaber Aruã Pelence (CRP-08/36803): transhomem, palestrante e psicólogo formado pela Universidade Tuiuti do Paraná, atua clinicamente com crianças, adolescentes e adultos trans e travesti;
  • Psic. Beti Clarão Anderman Mazalotti (CRP-08/33048): boyceta* não binário,  psicólogo clínico,  drag king e rapper. Graduou-se pela PUCPR em 2021 e tem como principal objetivo lutar por uma psicologia mais acessível para todes e o cuidado com a saúde mental das pessoas LGBTQIAP+.

20h30 | Perguntas e encerramento com o psic. Matheo Bernardino.

* Terminologia empregada pelo palestrante em sua autodescrição. As falas, nomenclaturas e manifestações de palestrantes não necessariamente refletem a opinião do CRP-PR.

Serviço 

Data: 27 de janeiro de 2023

Horário: 19h

Local:  Sede Curitiba (Av. São José, 699, Cristo Rei)

Transmissão: YouTube do CRP-PR, ao vivo

Desculpe! Este formulário não existe mais.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.