A existência de um racismo estrutural em nossa sociedade ganhou destaque e visibilidade nos últimos dias, em virtude de diversos assassinatos que vitimaram pessoas negras tanto nos EUA como no Brasil. Mas, esta violência é um fenômeno histórico que atravessa as relações raciais e de poder, bem como questões como o sucateamento de políticas públicas e a necropolítica, trazendo efeitos na subjetividade das pessoas negras. A pandemia que estamos vivenciando explicita e potencializa estas violências, tendo que vista que pessoas negras são ainda mais vulneráveis à Covid-19 justamente pelas vulnerabilizações a que estão expostas.
Diante da compreensão de que a atuação antirracista por parte das(os) profissionais da Psicologia está ancorada nos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional, a próxima live do CRP-PR vai tratar do tema “Saúde da população negra e enfrentamento da violência racista“, discutindo diversos aspectos do racismo enquanto fenômeno histórico que molda as condições de vida dessa população e traz implicações na sua saúde.
O encontro virtual acontece na próxima segunda-feira, 8 de junho, às 19h, e vai contar com as(os) seguintes Psicólogas(os):
Psic. Ramon Andrade Ferreira (CRP-08/28114): Conselheiro do CRP-PR e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná (CONSEPIR), colaborador da Comissão Étnico-Racial do CRP-PR
Psic. Natalia Cesar de Brito (CRP-08/17325): Conselheira do CRP-PR e membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH)
Psic. Paulo Vitor Palma Navasconi (CRP-08/25820): Colaborador do CRP-PR nas Comissões Gestora de Maringá, Étnico-Racial e de Psicologia na Gestão de Riscos e Desastres, Professor e membro do Coletivo Yalodê-Badá
A live será transmitida pelas nossas redes sociais (YouTube – CRP PR, facebook/crppr e Twitter @crp_pr). Participe e mande suas perguntas!