Em tempos de graves violações de Direitos Humanos e debates que evidenciam a intolerância em vários contextos, faz-se necessário discutir os parâmetros éticos e responsabilidades profissionais entre Psicólogas(os/es). Por isso, o CRP-PR realiza, às 19h do dia 22/06, a live “Pluralidade de Gêneros, sexualidades e a ética profissional: orientações sobre os limites da liberdade religiosa e o direito fundamental à diversidade”.
A população LGBTQIAP+ é diretamente atingida, especialmente quando valores confessionais entram em cena. No Brasil, subjetividades diversas são vitimadas por discursos e atos que buscam silenciá-las de muitas maneiras, seja de forma física, simbólica ou psicológica. Nesse contexto, como profissionais da Psicologia podem exercer a própria liberdade religiosa sem, no entanto, incorrer em práticas que validem a supressão de direitos e se configurem em infrações éticas?
Para refletir acerca desse e outros questionamentos que perpassam a prática profissional, o evento, que é gratuito, abordará a temática sob o disposto na Constituição Federal e também em conformidade com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, além da defesa inequívoca de suas Resoluções CFP 001/99, CFP 001/2018 e CFP 008/2022.
Na exposição, reunem-se o conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-PR, Caetano Fischer Ranzi (CRP-08/14605), a Psicóloga e coordenadora do Núcleo de Diversidade de Gêneros e Sexualidades (Diverges), Naíra Frutos Gonzales (CRP-08/15075), e a coordenadora do Mães pela Diversidade do Paraná, Marise Silva.